Logo
Regional

Ana Abrunhosa inaugurou em Caminha Incubadora Verde de Argela

11 Outubro, 2022 | 15:01
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje a Incubadora Verde de Argela. A aposta da Câmara Municipal permitiu dar nova vida a um edifício abandonado, a velha escola primária da freguesia, que agora está ao serviço do empreendedorismo rural e sustentável. A governante saudou a solução, que perpetua o imóvel como um centro de sabedoria, em moldes adaptados agora à atualidade e às novas necessidades do concelho, colocando também a ciência ao serviço do desenvolvimento e da sustentabilidade. 

Intervindo no início da sessão e numa breve apresentação do equipamento, o Presidente da Câmara, Rui Lages, recordou que o Município de Caminha resolveu criar a Incubadora Verde para Apoio ao Empreendedorismo Rural e Sustentável, que contará com um núcleo de incubação de empresas e um espaço de trabalho partilhado, mas também incluirá a domiciliação do projeto NUTRIR, “um centro de investigação e desenvolvimento ligado ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que apresenta como missão o suporte à dinamização dos territórios de baixa densidade do Alto Minho, tendo por base o conhecimento, a investigação e a inovação, numa perspetiva de desenvolvimento e qualificação dos agentes económicos e da administração local, visando a dinamização social e económica, num quadro de promoção da sustentabilidade territorial”.

Rui Lages sublinhou que este equipamento se integra na estratégia de qualificação do território, condição que tem permitido potenciar a criação de emprego e a dinamização da economia: “não é por isso estranho, que nos últimos anos o n úmero de empresas tenha crescido, a população venha resistindo à quebra demográfica na região, o volume de negócios esteja a aumentar, o nível de dormidas tenha crescido mais de 70% e o número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional tenha tido, no passado mês de junho, o valor mais baixo de sempre”. 

O Presidente da Câmara considerou ainda os bons resultados elencados como fruto de uma política de divulgação do concelho, da valorização e reabilitação urbana, de sustentabilidade ambiental e de promoção dos recursos naturais e paisagísticos. As apostas – destacou – são para continuar, a par da diversificação da economia local.

Esta Incubadora representa um investimento de cerca de 200 mil euros, financiado a 85% pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, que recupera um edifício desativado na freguesia. A gestão do novo equipamento será assegurada pela Câmara Municipal de Caminha, com o apoio técnico-científico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Nuno Brito, coordenador do projeto NUTRIR, referiu que transformar a ciência e o conhecimento em desenvolvimento é um desafio que agora, também em Argela, vai começar.

No âmbito do NUTRIR foram definidas para a estrutura de Argela três grandes áreas de estudo: avaliação do potencial do funcho-do-mar para produção agronómica e valorização do setor alimentar, avaliação do potencial da camarinha como ingrediente na dieta de peixes de água doce e exploração de recursos florísticos da Serra d’Arga para fundamentar soluções de valorização da indústria fitofarmacêutica ou alimentar. E é nesta terceira área que vai trabalhar o primeiro ocupante da Incubadora, Alexandre Sá, um jovem bolseiro, que também marcou presença na sessão.

A Incubadora Verde para Apoio ao Empreendedorismo Rural e Sustentável fica, como referimos, instalada na antiga Escola Primária de Argela, uma freguesia do interior do concelho. Esta foi também uma obra amiga do ambiente a nível construtivo, projetada apelo arquiteto Rui Correia, tendo-se optado pela reciclagem de muitos materiais aproveitáveis, opção por uma cobertura em godo, ventilação natural e aproveitamento da exposição solar que permite também a iluminação natural em largos períodos. Está dotada ainda de piso radiante, bomba de calor e painéis solares.

A candidatura “Incubadora Verde para apoio ao empreendedorismo rural e sustentável – Escola Primária de Argela” foi submetida ao Programa Operacional Regional do Norte; cujo eixo prioritário é o emprego e mobilidade dos trabalhadores; e cujo objetivo temático é promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral. Esta operação vai custar 199.616,05 €, e é comparticipada em 85% pelo FEDER, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.

Regional 14 Abril, 2024

Viana do Castelo celebra 50 anos do 25 de Abril com 200 iniciativas culturais

Cerca de 200 iniciativas, promovidas pela Câmara e diversas entidades de Viana do Castelo celebram, ao longo do ano, os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense recebe o Fafe na luta pela manutenção na Liga 3

Na Série 1, e a três jornadas do fim, SC Vianense e Anadia FC são as equipas em perigo. A equipa de Viana do Castelo ocupa a quinta posição, com nove pontos, os mesmos que o Canelas 2010 e a quatro da AD Sanjoanense, as equipas mais próximas na classificação.