Logo
Regional

Ana Abrunhosa inaugurou em Caminha Incubadora Verde de Argela

11 Outubro, 2022 | 15:01
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje a Incubadora Verde de Argela. A aposta da Câmara Municipal permitiu dar nova vida a um edifício abandonado, a velha escola primária da freguesia, que agora está ao serviço do empreendedorismo rural e sustentável. A governante saudou a solução, que perpetua o imóvel como um centro de sabedoria, em moldes adaptados agora à atualidade e às novas necessidades do concelho, colocando também a ciência ao serviço do desenvolvimento e da sustentabilidade. 

Intervindo no início da sessão e numa breve apresentação do equipamento, o Presidente da Câmara, Rui Lages, recordou que o Município de Caminha resolveu criar a Incubadora Verde para Apoio ao Empreendedorismo Rural e Sustentável, que contará com um núcleo de incubação de empresas e um espaço de trabalho partilhado, mas também incluirá a domiciliação do projeto NUTRIR, “um centro de investigação e desenvolvimento ligado ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que apresenta como missão o suporte à dinamização dos territórios de baixa densidade do Alto Minho, tendo por base o conhecimento, a investigação e a inovação, numa perspetiva de desenvolvimento e qualificação dos agentes económicos e da administração local, visando a dinamização social e económica, num quadro de promoção da sustentabilidade territorial”.

Rui Lages sublinhou que este equipamento se integra na estratégia de qualificação do território, condição que tem permitido potenciar a criação de emprego e a dinamização da economia: “não é por isso estranho, que nos últimos anos o n úmero de empresas tenha crescido, a população venha resistindo à quebra demográfica na região, o volume de negócios esteja a aumentar, o nível de dormidas tenha crescido mais de 70% e o número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional tenha tido, no passado mês de junho, o valor mais baixo de sempre”. 

O Presidente da Câmara considerou ainda os bons resultados elencados como fruto de uma política de divulgação do concelho, da valorização e reabilitação urbana, de sustentabilidade ambiental e de promoção dos recursos naturais e paisagísticos. As apostas – destacou – são para continuar, a par da diversificação da economia local.

Esta Incubadora representa um investimento de cerca de 200 mil euros, financiado a 85% pelo Programa Operacional Regional Norte 2020, que recupera um edifício desativado na freguesia. A gestão do novo equipamento será assegurada pela Câmara Municipal de Caminha, com o apoio técnico-científico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Nuno Brito, coordenador do projeto NUTRIR, referiu que transformar a ciência e o conhecimento em desenvolvimento é um desafio que agora, também em Argela, vai começar.

No âmbito do NUTRIR foram definidas para a estrutura de Argela três grandes áreas de estudo: avaliação do potencial do funcho-do-mar para produção agronómica e valorização do setor alimentar, avaliação do potencial da camarinha como ingrediente na dieta de peixes de água doce e exploração de recursos florísticos da Serra d’Arga para fundamentar soluções de valorização da indústria fitofarmacêutica ou alimentar. E é nesta terceira área que vai trabalhar o primeiro ocupante da Incubadora, Alexandre Sá, um jovem bolseiro, que também marcou presença na sessão.

A Incubadora Verde para Apoio ao Empreendedorismo Rural e Sustentável fica, como referimos, instalada na antiga Escola Primária de Argela, uma freguesia do interior do concelho. Esta foi também uma obra amiga do ambiente a nível construtivo, projetada apelo arquiteto Rui Correia, tendo-se optado pela reciclagem de muitos materiais aproveitáveis, opção por uma cobertura em godo, ventilação natural e aproveitamento da exposição solar que permite também a iluminação natural em largos períodos. Está dotada ainda de piso radiante, bomba de calor e painéis solares.

A candidatura “Incubadora Verde para apoio ao empreendedorismo rural e sustentável – Escola Primária de Argela” foi submetida ao Programa Operacional Regional do Norte; cujo eixo prioritário é o emprego e mobilidade dos trabalhadores; e cujo objetivo temático é promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral. Esta operação vai custar 199.616,05 €, e é comparticipada em 85% pelo FEDER, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Setembro, 2025

Vianense Flávio Cruz vence cinco prémios no Festival Internacional de Cinema de Turismo

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.

Regional 18 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova investimento de 650 mil euros no transporte escolar para 390 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclista vianense Daniel Moreira convocado para o Mundial de Ciclismo no Ruanda

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.

Nacional 18 Setembro, 2025

Sistema informático do SNS já está a funcionar após falha nacional

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Regional 18 Setembro, 2025

Polícia Judiciária deteve incendiário de Viana do Castelo

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclistas galegos e portugueses juntam-se no II BTT Transibérico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.

Regional 18 Setembro, 2025

União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmente dívida de 400 mil euros

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.