Logo
Regional

Ministério Público arquiva investigação à alegada corrupção na venda do navio Atlântida

21 Fevereiro, 2025 | 17:56
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Ministério Público (MP) arquivou o processo que investigava a alegada prática de corrupção e de outros crimes económicos na venda do navio Atlântida pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo à Mystic Cruises, de Mário Ferreira.

A decisão de arquivar este inquérito, noticiada hoje pelo jornal ‘online’ Observador, investigava a eventual prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, de participação económica em negócio e de administração danosa.

“O arquivamento deste processo não nos surpreende, pois era a única decisão possível. Aliás, recordamos que este é o segundo arquivamento no que respeita à alegada corrupção na compra do navio Atlântida”, sublinham Rui Patrício e Tiago Félix da Costa, advogados do empresário portuense que assinam uma reação conjunta escrita enviada à Lusa.

A defesa de Mário Ferreira acrescenta que, do conhecimento que tem, “o único processo que resta ainda não arquivado respeita apenas a temas fiscais”, referindo-se à posterior venda do Atlântida a uma sociedade em Malta, alegadamente constituída pelo empresário, que detém o grupo Mystic Invest, dono da Douro Azul.

Este inquérito, que investiga a alegada prática dos crimes de fraude fiscal e de branqueamento, levou à realização de buscas no distrito do Porto, na Região Autónoma da Madeira e em Malta, em julho de 2022, no âmbito da denominada ‘Operação Ferrry’, na qual Mário Ferreira é arguido.

“Também aí as suspeitas são infundadas e esperamos que já estejam esclarecidas, mas o nosso cliente fez questão de voluntariamente pagar impostos que consideramos indevidos. No fundo, contra todo o alarde, este poderá ser mais um caso de ‘uma montanha a parir um rato’ ou, como esperamos, com o final deste último processo fiscal, ficará tudo devidamente esclarecido e encerrado”, salientam os advogados.

Em comunicado divulgado em 7 de julho de 2022, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) adiantou que “os factos sob investigação reportam-se aos anos de 2014 a 2016 e consubstanciam-se numa transação efetuada com recurso a outra jurisdição, de modo a diminuir os lucros tributáveis em Portugal”.

Este procedimento terá visado, essencialmente, de acordo com a investigação, “reduzir os montantes a pagar, em sede de IRC, bem como camuflar uma eventual distribuição dos lucros obtidos”.

Nessa ocasião, fonte judicial explicou à Lusa que em causa estava o negócio de compra, em 2014, do navio Atlântida à comissão liquidatária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, por 8 milhões e 750 mil euros, e a sua venda, no ano seguinte, a uma empresa norueguesa, por cerca de 17 milhões de euros, através de outra empresa (‘offshore’) – entretanto extinta – criada, alegadamente, por Mário Ferreira.

Foto: Olhar de Viana

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Fevereiro, 2025

Ricardo Felgueiras é o novo presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo

Ricardo Felgueiras foi eleito presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo com a maioria dos votos dos clubes filiados no organismo que tutela o futebol no Alto Minho.

Regional 22 Fevereiro, 2025

Feira 100% Agrolimiano realiza-se este fim de semana em Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima está a organizar a X edição da Feira 100% Agrolimiano, durante o fim de semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento celebra o melhor da produção agroalimentar do concelho.

Desporto 22 Fevereiro, 2025

Portugal empata com Inglaterra no arranque da Liga das Nações feminina

A seleção portuguesa feminina de futebol empatou 1-1 com a Inglaterra, na jornada inaugural do Grupo A3 da Liga das Nações, com um golo de Francisca Nazareth a evitar a derrota frente às atuais campeãs europeias.

Nacional 21 Fevereiro, 2025

Filigrana de Viana do Castelo em destaque no Guia Michelin 2025

O Guia Michelin, dá destaque na sua edição deste ano, à filigrana de Viana do Castelo. A filigrana de Viana do Castelo é uma das mais impressionantes expressões da criatividade e técnica tradicional do Norte de Portugal.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Ministério Público arquiva investigação à alegada corrupção na venda do navio Atlântida

O Ministério Público (MP) arquivou o processo que investigava a alegada prática de corrupção e de outros crimes económicos na venda do navio Atlântida pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo à Mystic Cruises, de Mário Ferreira.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Henrique Maciel reeleito presidente da Federação Académica do Politécnico de Viana do Castelo

Reafirmar a voz dos estudantes, fortalecer a representatividade das seis Escolas do Politécnico de Viana do Castelo e consolidar a Federação Académica como um agente ativo na vida académica. Estes são os compromissos de Henrique Maciel, que inicia um novo mandato na liderança da FAIPVC.

Desporto 21 Fevereiro, 2025

Novo presidente da AFVC conhecido esta noite

A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai a votos, esta sexta-feira, 21 de fevereiro, para eleger os seus corpos gerentes para o triénio 2025/2028. O ato eleitoral vai decorrer na Biblioteca Municipal da capital do Alto Minho.