Logo
Nacional

Ministério da Educação avança com 20 medidas para desburocratizar 

21 Julho, 2023 | 16:47
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Com o objetivo de simplificar metodologias, processos administrativos,  expedientes e eliminação de redundâncias, no âmbito do Simplex, o Ministério  da Educação avança já no próximo ano letivo com um primeiro conjunto de  medidas de desburocratização interna das escolas, uma decisão que  corresponde a um compromisso assumido com as escolas e os professores,  inscrito no Programa de Governo. 

Este primeiro passo, que consiste em duas dezenas de iniciativas teve por base  as sugestões apresentadas por várias direções dos estabelecimentos de  educação e ensino de todo o país e por listas entregues por algumas  organizações sindicais, construindo-se, em primeira instância, a partir da  experiência das próprias escolas. 

Em concreto: 

  1. Reduzir ao essencial os aspetos que devem ser monitorizados/avaliados em todos os planos e projetos determinados  pela tutela. 
  2. Limitar o texto das atas aos assuntos tratados, decisões e declarações  de caráter pedagógico, sendo eliminados os documentos passíveis de serem consultadas em fontes digitais ou que fazem parte do trabalho  corrente de Direção de Turma.
  3. Eliminar das atas as listas de evidências e prestação de contas do  trabalho dos Diretores de Turmas e dos professores. 
  4. Dispensar a avaliação das aprendizagens dos alunos nas AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular. 
  5. Substituir o Programa de Apoio Educativo pela revisão anual dos  Planos de Ação Estratégica. 
  6. Tornar facultativas as reuniões intercalares, deixando a sua  realização aos casos em que se justifiquem, determinando que todos  os professores submetam as descrições qualitativas, relativas ao  desempenho dos alunos, nas plataformas digitais em uso nas escolas  para informação aos encarregados de educação. 
  7. Elaborar planos de recuperação simplificados dispensando-os da  qualidade de instrumentos administrativos/ prestação. 8. Reduzir os procedimentos para a realização de visitas de estudo  simplificando os requisitos administrativos 
  8. Delegar nos diretores as decisões sobre as visitas de estudo  internacionais com reporte da sua realização aos serviços. 10.Elaborar modelos simplificados de planos-relatórios. 11.Autorizar a realização de reuniões online. 

12.Implementar o trabalho remoto opcional/ facultativo para as  reuniões com Encarregados de Educação. 

13.No caso das escolas TEIP, centralizar e limitar os documentos  empregues para a sua monitorização. 

14.Condensar normas legais e regulamentares de funcionamento nas  escolas num único site. 

  1. Eliminar a descoordenação de normas de nível diferente. 16.Assumir o princípio de que o que for desmaterializado não carece de  duplicação ou de assinatura em papel. 

17.Eliminar relatórios de execução de medidas com alunos que repitam  dados que se deduzem da avaliação atribuída. 

18.Eliminar a necessidade de tramitação de papéis para justificação de faltas de professores que se encontram em visitas de estudo.

19.Alargar a realização de formação contínua, nos Centros de Formação  de Associação de Escolas, do pessoal docente e não docente, na  modalidade e-learning. 

20.Criar o Prémio Simplex para as Escolas, distinguindo as instituições  mais pró-ativas na eliminação de burocracia na gestão pedagógica e  partilha e boas práticas. 

Para além das propostas de desburocratização apresentadas pelas Direções de  Escolas, o Ministério da Educação, tal como já anunciado, continua em parceria  com a Agência para a Modernização Administrativa a fazer o levantamento de  procedimento burocráticos a eliminar. 

Está ainda determinada a constituição de um grupo em cada Agrupamento de  Escola com vista à simplificação de procedimentos internos administrativos e a  elaborar de um manual de simplificação de práticas administrativas dos  docentes. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 24 Junho, 2026

Viana do Castelo promove turismo, artesanato e tradições na FIA Lisboa 2026

Viana do Castelo volta a marcar presença na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre entre 27 de junho e 5 de julho, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, reforçando a promoção turística, cultural e artesanal do concelho naquele que é considerado o maior certame de artesanato da Península Ibérica e o segundo maior da Europa.

Regional 24 Junho, 2026

Águas do Alto Minho avança com obras de 730 mil euros para reforçar saneamento em Caminha e Valença

A Águas do Alto Minho está a investir cerca de 730 mil euros na modernização de infraestruturas de saneamento nos concelhos de Caminha e Valença, numa intervenção que visa aumentar a eficiência operacional dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e reforçar a qualidade do serviço prestado às populações.

Regional 24 Junho, 2026

Cerca de 400 garranos foram marcados na Serra de Santa Luzia durante operação anual de maneio

Terminou esta terça-feira a tradicional marcação dos cavalos Garranos na Serra de Santa Luzia, uma operação anual que envolveu criadores, técnicos e colaboradores da Associação de Criadores de Garranos e Barrosã de Santa Luzia, com sede em Outeiro, no concelho de Viana do Castelo.

Regional 24 Junho, 2026

Comunidades locais apontadas como peça-chave na candidatura do Geoparque Litoral de Viana do Castelo à UNESCO

O Fórum Cultural das Neves, em Vila de Punhe, acolheu no passado dia 20 de junho uma mesa-redonda dedicada ao tema “Territórios UNESCO – O desafio do Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Junta de Freguesia de Vila de Punhe.

Regional 24 Junho, 2026

Valença reforça apoio às freguesias com transferência de 1,4 milhões de euros em 2026

A Câmara Municipal de Valença vai transferir cerca de 1,4 milhões de euros para as 11 juntas de freguesia do concelho ao longo de 2026, no âmbito do Acordo de Apoio ao Investimento nas Freguesias, recentemente formalizado entre o município e os autarcas locais.

Internacional 24 Junho, 2026

Dancerveira regressa com participantes de Portugal, Espanha e Brasil

Vila Nova de Cerveira recebe, entre os dias 24 e 28 de junho, a 22.ª edição do Festival Dancerveira, iniciativa promovida pela ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibérico Atlântico, com o apoio do Município cerveirense. O evento volta a afirmar-se como uma das principais referências da dança na região, reunindo participantes de Portugal, Espanha e Brasil num programa que alia formação, espetáculo e intercâmbio cultural.

Desporto 24 Junho, 2026

Portugal goleia Uzbequistão e fica mais perto dos oitavos de final do Mundial 2026

A Seleção Nacional conquistou esta terça-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de 2026, ao derrotar o Uzbequistão por expressivos 5-0, em encontro da segunda jornada do Grupo K disputado em Houston, nos Estados Unidos.