Alguns alunos das escolas básicas de Valença tiveram a oportunidade de ser GNR's, por dois dias, em várias estradas do concelho de Valença para sensibilizar para os maus tratos na infância. Durante a operação stop "Laço Azul", nos dias 30 e 31 de março, foram distribuídos laços azuis e panfletos aos automobilistas.
Os jovens alunos estavam vestidos a rigor com o fardamento da Guarda Nacional Republicana e foram auxiliados, na operação, por efetivos do Posto Territorial de Valença, elementos da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença) e das respetivas professoras.
No dia 30 de março, as operações decorreram na EN101 em Ganfei e em Gandra. No 31 de março as operações decorreram na EN 201 em Cerdal e na EN 13, no cruzamento de São Pedro da Torre.
Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, marcou presença nas ações de sensibilização e salientou que “os jovens alunos são os melhores mensageiros para levarem a mensagem aos adultos”.
A iniciativa partiu da CPCJ Valença, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, com a Câmara Municipal de Valença e com a Guarda Nacional Republicana.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou a intenção de “fazer crescer acima de 20%” o valor alocado aos contratos-programas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles2028, na receção aos atletas que estiveram em Paris2024.
O tribunal de Monção decretou previsão preventiva ao homem de 55 anos, de Melgaço, suspeito de matar o segurança a tiro num bar em Monção.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez avançou com a “Requalificação da Casa do Guarda, anexos e pavilhão multiusos no Monte Nossa Senhora do Castelo”. A assinatura do auto de consignação feita com a empresa Amorim & Coroas, Lda., que irá executar esta obra, pelo valor de 300 mil euros.
A empresa irlandesa Gazelle Wind Power pretende criar, nos próximos anos, cerca de 30 postos de trabalho em Viana do Castelo. A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, marcou esta quarta-feira presença na apresentação dos escritórios da Gazelle Wind Power, no edifício da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. A empresa irlandesa está na vanguarda da tecnologia de energia eólica offshore flutuante e está a promover um investimento de 40 milhões de euros, em Portugal.
No âmbito das comemorações do seu 15.º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que beneficiará cerca de 6 mil alunos da região. Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens.
Já foi publicado e está em vigor o novo ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público, resultante de uma ampla negociação entre o Município de Caminha e quatro estruturas sindicais. Abrange todos os trabalhadores municipais em regime de contrato de trabalho em funções públicas, sejam ou não sindicalizados. Traduz-se em mais e melhores direitos para os trabalhadores, sendo mesmo considerado por alguns sindicatos como um dos melhores do país e um potencial exemplo para outros acordos que venham a ser negociados.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover a campanha de consciencialização intitulada "Há saltos que podem mudar a tua vida!". Esta iniciativa tem como objetivo alertar os portugueses, principalmente os mais jovens, para as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias.