O Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidade Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave realizou de 24 a 27 de outubro uma visita institucional ao Parque Nacional Picos de Europa (PNPE), com vista à troca de experiências e à partilha de boas práticas relacionadas com territórios de baixa densidade.
Os cerca de 15 interlocutores dos 24 municípios que fazem parte do território Minho tiveram oportunidade de conhecer as melhores práticas relacionadas com Estratégias de Eficiência Coletiva a nível internacional, fomentar a integração da região do Minho em redes e organizações internacionais que atuam neste domínio, bem como potenciar e valorizar a região, os seus produtos estratégicos e a sua riqueza diferenciadora no que diz respeito ao turismo em territórios de baixa densidade.
Neste contexto, no dia 25 de outubro tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de Covadonga, os Lagos de Covadonga e reunir com responsáveis do “Turismo Religioso e Gestão de Fluxo de Visitantes”. Foi ainda aproveitada esta visita para ouvir os representantes do Parque Nacional Picos de Europa (“Planeamento e Gestão da Visitação/ Cooperação Parque Nacional-Câmaras Municipais-empresas”), bem como com a Associação Ecopicos de Europa no Parador Nacional de Cangas de Onís com a apresentação do projeto “Cooperação Interprofissional na área do Turismo Natureza”.

No dia 26 de outubro tiveram oportunidade de reunir com o representante do município de Onís responsável pelo “Projeto de Desenvolvimento de Turismo Sustentável em Onís” e contactar com a Ruta de Pepín (Sirviella). Neste dia visitaram ainda a Queijaria Vega de Ario com degustação: “Denominação de Origem Protegida Gamoneu” e a Fundação Quebrantahueso (“Cooperação Agropecuária-Conservação da Natureza-Turismo”).
No dia 27 de outubro a comitiva teve ocasião de interagir com a equipa responsável pela Estratégia de valorização dos produtos agroalimentares das Astúrias, designadamente: o Caso “Alimentos del Paraíso Natural” – perspetiva da Consejería de Medio Rural y Cohesión Territorial do Governo do Principado de Asturias; o Caso “Club de Producto Sidraturismo Asturias”– perspetiva da rede de empresários e por fim visitar o Llagar Castanón com degustação e auscultar a perspetiva do produtor.
A presente “Ação de Benchmarking relacionadas com territórios de baixa densidade – Parque Nacional Picos da Europa” está prevista na ação 2 – Promoção e Divulgação, do projeto PA11. Coordenação e Gestão, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.
O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.