O Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidade Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave realizou de 24 a 27 de outubro uma visita institucional ao Parque Nacional Picos de Europa (PNPE), com vista à troca de experiências e à partilha de boas práticas relacionadas com territórios de baixa densidade.
Os cerca de 15 interlocutores dos 24 municípios que fazem parte do território Minho tiveram oportunidade de conhecer as melhores práticas relacionadas com Estratégias de Eficiência Coletiva a nível internacional, fomentar a integração da região do Minho em redes e organizações internacionais que atuam neste domínio, bem como potenciar e valorizar a região, os seus produtos estratégicos e a sua riqueza diferenciadora no que diz respeito ao turismo em territórios de baixa densidade.
Neste contexto, no dia 25 de outubro tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de Covadonga, os Lagos de Covadonga e reunir com responsáveis do “Turismo Religioso e Gestão de Fluxo de Visitantes”. Foi ainda aproveitada esta visita para ouvir os representantes do Parque Nacional Picos de Europa (“Planeamento e Gestão da Visitação/ Cooperação Parque Nacional-Câmaras Municipais-empresas”), bem como com a Associação Ecopicos de Europa no Parador Nacional de Cangas de Onís com a apresentação do projeto “Cooperação Interprofissional na área do Turismo Natureza”.

No dia 26 de outubro tiveram oportunidade de reunir com o representante do município de Onís responsável pelo “Projeto de Desenvolvimento de Turismo Sustentável em Onís” e contactar com a Ruta de Pepín (Sirviella). Neste dia visitaram ainda a Queijaria Vega de Ario com degustação: “Denominação de Origem Protegida Gamoneu” e a Fundação Quebrantahueso (“Cooperação Agropecuária-Conservação da Natureza-Turismo”).
No dia 27 de outubro a comitiva teve ocasião de interagir com a equipa responsável pela Estratégia de valorização dos produtos agroalimentares das Astúrias, designadamente: o Caso “Alimentos del Paraíso Natural” – perspetiva da Consejería de Medio Rural y Cohesión Territorial do Governo do Principado de Asturias; o Caso “Club de Producto Sidraturismo Asturias”– perspetiva da rede de empresários e por fim visitar o Llagar Castanón com degustação e auscultar a perspetiva do produtor.
A presente “Ação de Benchmarking relacionadas com territórios de baixa densidade – Parque Nacional Picos da Europa” está prevista na ação 2 – Promoção e Divulgação, do projeto PA11. Coordenação e Gestão, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.