O Consórcio Minho Inovação que integra as três Comunidade Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave realizou de 24 a 27 de outubro uma visita institucional ao Parque Nacional Picos de Europa (PNPE), com vista à troca de experiências e à partilha de boas práticas relacionadas com territórios de baixa densidade.
Os cerca de 15 interlocutores dos 24 municípios que fazem parte do território Minho tiveram oportunidade de conhecer as melhores práticas relacionadas com Estratégias de Eficiência Coletiva a nível internacional, fomentar a integração da região do Minho em redes e organizações internacionais que atuam neste domínio, bem como potenciar e valorizar a região, os seus produtos estratégicos e a sua riqueza diferenciadora no que diz respeito ao turismo em territórios de baixa densidade.
Neste contexto, no dia 25 de outubro tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de Covadonga, os Lagos de Covadonga e reunir com responsáveis do “Turismo Religioso e Gestão de Fluxo de Visitantes”. Foi ainda aproveitada esta visita para ouvir os representantes do Parque Nacional Picos de Europa (“Planeamento e Gestão da Visitação/ Cooperação Parque Nacional-Câmaras Municipais-empresas”), bem como com a Associação Ecopicos de Europa no Parador Nacional de Cangas de Onís com a apresentação do projeto “Cooperação Interprofissional na área do Turismo Natureza”.

No dia 26 de outubro tiveram oportunidade de reunir com o representante do município de Onís responsável pelo “Projeto de Desenvolvimento de Turismo Sustentável em Onís” e contactar com a Ruta de Pepín (Sirviella). Neste dia visitaram ainda a Queijaria Vega de Ario com degustação: “Denominação de Origem Protegida Gamoneu” e a Fundação Quebrantahueso (“Cooperação Agropecuária-Conservação da Natureza-Turismo”).
No dia 27 de outubro a comitiva teve ocasião de interagir com a equipa responsável pela Estratégia de valorização dos produtos agroalimentares das Astúrias, designadamente: o Caso “Alimentos del Paraíso Natural” – perspetiva da Consejería de Medio Rural y Cohesión Territorial do Governo do Principado de Asturias; o Caso “Club de Producto Sidraturismo Asturias”– perspetiva da rede de empresários e por fim visitar o Llagar Castanón com degustação e auscultar a perspetiva do produtor.
A presente “Ação de Benchmarking relacionadas com territórios de baixa densidade – Parque Nacional Picos da Europa” está prevista na ação 2 – Promoção e Divulgação, do projeto PA11. Coordenação e Gestão, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.