Logo
Regional

“Minho Gastronómico ” traz a Viana do Castelo doçaria típica de 24 municípios

27 Setembro, 2022 | 14:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Entre os dias 7 e 9 de outubro, a Praça da República e a Porta Mexia Galvão são palco do evento “Doces do Minho”, que traz a Viana do Castelo a doçaria típica de 24 municípios.

A iniciativa inclui mostra de doces, workshop, música, dança e animação e está inserida na iniciativa Jornadas Gastronómicas do Minho, promovida pela CIM Alto Minho, CIM Cávado e CIM Ave, numa tentativa de trazer ao público o que de melhor se ‘põe à mesa no Minho’.
O evento, financiado pelo Norte 2020, pretende, pois, assumir a região como uma de referência a nível nacional e internacional no que toca à boa gastronomia e o evento “Doces do Minho” foca-se na doçaria típica dos municípios que integram as três Comunidades Intermunicipais.

Viana do Castelo vai, assim, ser palco de uma iniciativa que conjuga a tradição, o glamour, a variedade e a qualidade que a oferta do ‘doce minhoto’ sabe ter, não descuidando a exposição e promoção da cidade anfitriã aos que a visitam, tendo como slogan “Experimentar com a alma, provar com o coração”.

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, afirmou que este “alinhamento estratégico” permite à gastronomia do Minho “alcançar escala” já que “é um momento de afirmação de um recurso importante, afirmando a riqueza gastronómica dos diversos municípios”.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, considerou que este é um evento “transversal ao território, unindo 24 municípios e 3 CIM’s”, correspondendo a uma “visão conjunta” para “ajudar a promover o território, ganhando escala”.

Já a representante do consórcio, Marta Coutada, garantiu que “a promoção dos produtos endógenos da sub-região Minho” é o objetivo central desta iniciativa que visa “promover a gastronomia do Minho em toda a sua riqueza e diversidade”.

Ao longo dos três dias, a Praça da República vai acolher um Mercado, num espaço destinado a exposição, degustação e venda dos doces tradicionais. Estará disponível um Palco na Praça que, ao longo do evento, vai receber jovens bandas musicais, grupos de dança e DJs. A Porta Mexia Galvão vai receber ‘showcookings’, em espaços que pretendem apresentar aos participantes a pastelaria tradicional e suas as técnicas, respeitando as regras de qualidade, de higiene e de segurança alimentar e o valor da certificação dos doces tradicionais.

O evento integra igualmente a iniciativa “Moinho dos Petiscos”, dia 8 de outubro, no Moinho de Carreço, atividade que tem como objetivo mostrar o processo tradicional da moagem do grão até ser obtida a farinha, destacando este produto importante na confeção dos doces tradicionais.

Estará ainda disponível Animação de Rua e atividades para os mais pequenos sempre sobre o tema pastelaria e doces tradicionais.

Depois, dias 21, 22 e 23 de outubro, será a vez de Braga acolher o evento Minho Gastronómico, tendo como destaque o Peixe. A iniciativa encerra em Guimarães a 4, 5 e 6 de novembro, incidindo na Carne e Caldos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Janeiro, 2026

Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo reforçam meios no Centro do País

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.

Desporto 29 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe mais de 1,5 milhões de euros na requalificação das piscinas municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.

Regional 29 Janeiro, 2026

O Maior Carnaval do Norte de Portugal está de regresso a Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.

Regional 29 Janeiro, 2026

Ponte de Lima recebe I Congresso Internacional sobre o Brinquedo

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.

Cultura 29 Janeiro, 2026

PLATEA arranca com ciclo de teatro amador em Lanheses

A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.

Regional 29 Janeiro, 2026

Comissão Municipal de Trânsito debate obras e mobilidade em Viana do Castelo

A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.

Regional 29 Janeiro, 2026

Caminha lança campanha solidária “Operação Nariz Vermelho”

A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.