Logo
Regional

“Minho Gastronómico ” traz a Viana do Castelo doçaria típica de 24 municípios

27 Setembro, 2022 | 14:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Entre os dias 7 e 9 de outubro, a Praça da República e a Porta Mexia Galvão são palco do evento “Doces do Minho”, que traz a Viana do Castelo a doçaria típica de 24 municípios.

A iniciativa inclui mostra de doces, workshop, música, dança e animação e está inserida na iniciativa Jornadas Gastronómicas do Minho, promovida pela CIM Alto Minho, CIM Cávado e CIM Ave, numa tentativa de trazer ao público o que de melhor se ‘põe à mesa no Minho’.
O evento, financiado pelo Norte 2020, pretende, pois, assumir a região como uma de referência a nível nacional e internacional no que toca à boa gastronomia e o evento “Doces do Minho” foca-se na doçaria típica dos municípios que integram as três Comunidades Intermunicipais.

Viana do Castelo vai, assim, ser palco de uma iniciativa que conjuga a tradição, o glamour, a variedade e a qualidade que a oferta do ‘doce minhoto’ sabe ter, não descuidando a exposição e promoção da cidade anfitriã aos que a visitam, tendo como slogan “Experimentar com a alma, provar com o coração”.

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, afirmou que este “alinhamento estratégico” permite à gastronomia do Minho “alcançar escala” já que “é um momento de afirmação de um recurso importante, afirmando a riqueza gastronómica dos diversos municípios”.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, considerou que este é um evento “transversal ao território, unindo 24 municípios e 3 CIM’s”, correspondendo a uma “visão conjunta” para “ajudar a promover o território, ganhando escala”.

Já a representante do consórcio, Marta Coutada, garantiu que “a promoção dos produtos endógenos da sub-região Minho” é o objetivo central desta iniciativa que visa “promover a gastronomia do Minho em toda a sua riqueza e diversidade”.

Ao longo dos três dias, a Praça da República vai acolher um Mercado, num espaço destinado a exposição, degustação e venda dos doces tradicionais. Estará disponível um Palco na Praça que, ao longo do evento, vai receber jovens bandas musicais, grupos de dança e DJs. A Porta Mexia Galvão vai receber ‘showcookings’, em espaços que pretendem apresentar aos participantes a pastelaria tradicional e suas as técnicas, respeitando as regras de qualidade, de higiene e de segurança alimentar e o valor da certificação dos doces tradicionais.

O evento integra igualmente a iniciativa “Moinho dos Petiscos”, dia 8 de outubro, no Moinho de Carreço, atividade que tem como objetivo mostrar o processo tradicional da moagem do grão até ser obtida a farinha, destacando este produto importante na confeção dos doces tradicionais.

Estará ainda disponível Animação de Rua e atividades para os mais pequenos sempre sobre o tema pastelaria e doces tradicionais.

Depois, dias 21, 22 e 23 de outubro, será a vez de Braga acolher o evento Minho Gastronómico, tendo como destaque o Peixe. A iniciativa encerra em Guimarães a 4, 5 e 6 de novembro, incidindo na Carne e Caldos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.