Logo
Regional

Militares vigiam Serra de Santa Luzia durante período crítico de incêndios florestais

14 Julho, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a vigiar a Serra de Santa Luzia até dia 30 de setembro.

O protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Escola dos Serviços, inclui ações de vigilância e patrulhamento em Santa Luzia, numa ação preventiva que teve início em 2011.

Após a assinatura do protocolo, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que esta é uma colaboração “regular, relevante e profícua”, tendo em conta que a segurança “é um bem maior da sociedade”.

“Levamos muito a sério a Proteção Civil, especialmente em períodos de maior promoção de eventos e de aumento do número de visitantes”, indicou o autarca, referindo que a parceria entre o Município e o Exército tem por objetivo “uma missão significativa que tem produzido resultados depois de momentos dramáticos vividos no passado”.

Já o Comandante da Escola dos Serviços, Coronel Carlos Guedes, recordou que esta colaboração entre as duas entidades iniciou há 13 anos, numa “necessidade” que foi identificada após incêndios no Verão de 2005 e 2010 que, entre outros locais, atingiram a Serra de Santa Luzia.

O protocolo, em vigor durante o período crítico de incêndios florestais, serve, assim, para “salvaguardar este importante património natural”, impondo patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de 7 militares afetos à vigilância.

À semelhança dos anos transatos, e considerando que os incêndios rurais são uma preocupação constante, em especial na Serra de Santa Luzia que, pelo crescimento da vegetação aliado ao grande período sem ocorrências de incêndios, é considerado um dos locais mais críticos do concelho, é dada continuidade à colaboração com os militares.

O protocolo tem como objetivo assegurar o patrulhamento florestal na serra de Santa Luzia numa perspetiva dissuasora e de vigilância, contribuindo para a redução do número de comportamentos de risco nesta área, assim como para reduzir o tempo de deteção e resposta a incêndios rurais.

A Escola de Serviços compromete-se, assim, a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

Já a Câmara Municipal de Viana do Castelo compromete-se a fornecer os meios materiais necessários ao cumprimento da missão, comparticipando encargos decorrentes das atividades de vigilância, entre outras obrigações.

A Câmara Municipal apela ainda para que, em caso de incêndio, ligue de imediato 112, ou em alternativa, para a Central da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, através do seguinte contacto: 258 840 400.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Outubro, 2025

Câmara de Viana do Castelo distingue atletas Ricardo Dias e Henrique Correia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, a atribuição de votos de louvor aos atletas Ricardo Dias e Henrique Correia, em reconhecimento pelas suas conquistas em competições europeias.

Regional 23 Outubro, 2025

Filme inspirada em lenda de Viana do Castelo é revelada hoje no Teatro Sá de Miranda

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe hoje, quinta-feira, às 17h30, a apresentação oficial da longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada numa lenda vianense que promete levar ao cinema o espírito e as tradições do Minho.

Regional 23 Outubro, 2025

Caminha investe 901 mil euros em saneamento de quatro freguesias

Âncora, Moledo, Riba de Âncora e Seixas vão receber um investimento de 901 mil euros para a ampliação das redes de saneamento, financiado por fundos comunitários, anunciou a Câmara de Caminha.

Regional 23 Outubro, 2025

Associação de Futebol de Viana do Castelo debate recrutamento precoce no Portugal Football Summit

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) marcou presença no Portugal Football Summit, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. A intervenção da AFVC centrou-se no tema “Recrutamento Precoce”, uma questão de crescente relevância no panorama desportivo nacional.

Regional 23 Outubro, 2025

Valença valoriza histórias do comércio local com rubrica “Um rosto, uma história”

O comércio local de Valença ganha visibilidade com a rubrica “Um rosto, uma história”, iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) que pretende destacar as pessoas por detrás dos negócios da cidade.

Regional 23 Outubro, 2025

Achados arqueológicos não atrasam construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo

A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.

Regional 23 Outubro, 2025

Residência Universitária de Valença vence Prémio Construir 2025 como Melhor Projeto Privado

A Residência Universitária de Valença foi distinguida como Melhor Projeto Privado do Ano na edição de 2025 dos Prémios Construir, promovidos pelo Jornal Construir, que reconhecem a inovação e a excelência no setor da construção em Portugal.