Foram muitos os romeiros, peregrinos, turistas, curiosos, que durante esta semana subiram à serra da PENEDA, em direção ao Santuário de Nossa Senhora da PENEDA.
Várias paróquias da Diocese de Viana do Castelo organizaram-se em peregrinação, participando nalguma celebração no Santuário, bem como, muitos galegos, das Dioceses de Tui-Vigo e Ourense. Nem a chuva que se fez sentir no fim de semana afastou os peregrinos do Santuário.
No Domingo, de tarde, dia 3, as celebrações foram presididas pelo Monsenhor Fernando Caldas, Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo e pároco na Matriz de Ponte de Lima. No dia 8 de Setembro, D. João Lavrador, bispo da Diocese de Viana do Castelo, fez-se peregrino deste Santuário, e presidiu à Eucaristia da Festa de Nossa Senhora da PENEDA e procissão.
A noite do dia 6 de Setembro é conhecida como a noite das Rusgas, concertinas e cantares ao desafio. Assistimos à maior e mais expressiva multidão dos últimos anos. O Terreiro do Santuário ficou completamente cheio. Foi Extraordinário.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.