Dezenas de milhares de pequenos peregrinos são esperados no Santuário de Fátima no domingo e na segunda-feira, na Peregrinação das Crianças, que este ano tem como tema "Orai comigo".
“O encontro deste ano pretende ajudar as crianças a trilhar o caminho da oração, para que toda a vida seja envolvida pela luz da amizade com Deus”, refere o Santuário de Fátima na sua página na Internet, acrescentando que o programa da peregrinação tem início às 21:30 de domingo, com uma vigília na Capelinha das Aparições.
Na manhã de 10 de junho, às 09:30, as crianças poderão assistir a uma encenação referente ao tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, após o que se segue a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, e missa.
Da parte da tarde, a encenação é repetida às 15:00, seguida da celebração de despedida.
A Peregrinação das Crianças é, tradicionalmente, uma das que mais fiéis leva a Fátima durante o ano, pelo que o santuário sugere a antecipação da chegada, por forma a evitar congestionamentos de trânsito, que neste dia são comuns até na saída da autoestrada A1.
Face à expectativa de uma grande afluência, a Guarda Nacional Republicana (GNR), em comunicado, informou já que “o significativo aglomerado de crianças de várias idades e a projetada dimensão do evento implicam uma preocupação acrescida em todos os aspetos relacionados com a segurança das pessoas e bens e fluidez rodoviária interna e nos acessos à cidade de Fátima”.
Assim, no dia 10 de junho, no âmbito da Operação Peregrinação das Crianças 2024, “a Guarda Nacional Republicana implementa um dispositivo especial de segurança, com a interdição temporária do espaço aéreo, prevenindo desta forma a realização de voos não autorizados de drones, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, para garantir a segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar segurança rodoviária e fluidez do trânsito”.
A primeira Peregrinação das Crianças aconteceu em 1977, quando se assinalavam os 60 anos das aparições.
O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.
Viana do Castelo vai avançar com a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, localizada a jusante da emblemática Ponte Eiffel. A proposta vencedora foi escolhida no âmbito de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de alguns dos mais conceituados gabinetes de engenharia nacionais e internacionais.
O Município de Ponte de Lima organiza, no próximo sábado, 21 de fevereiro, às 10h30, mais uma sessão da Bebéteca na Biblioteca Municipal, destinada a bebés e crianças até aos 6 anos, acompanhados pelos familiares.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na 34.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreu na Corunha, em Espanha. O encontro reuniu as 41 entidades que integram a organização com o objetivo de definir as prioridades estratégicas para 2026.
A Câmara Municipal de Valença formalizou recentemente um protocolo de cooperação com centros óticos e uma empresa de produtos ortopédicos locais, visando apoiar cidadãos em situação de vulnerabilidade económica no concelho.
A Unidos do Viradouro conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola venceu com o enredo “Para cima, Ciça!”, uma homenagem ao mestre de bateria Moacyr Silva Pinto, o Ciça, referência histórica no Carnaval carioca.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).