O piloto português Miguel Oliveira vai disputar, a partir de 2026, o Campeonato do Mundo de Superbikes (WorldSBK), ao serviço da equipa oficial da BMW Motorrad, anunciou esta terça-feira a marca alemã.
Depois de 14 temporadas no Mundial de Velocidade, sete das quais na categoria rainha (MotoGP), o piloto natural da Charneca de Caparica, atualmente com 30 anos, prepara-se para iniciar um novo capítulo na sua carreira desportiva, integrando um campeonato onde competem motas derivadas de modelos de produção.
“Juntar-me à família BMW no Campeonato do Mundo de Superbike é um passo entusiasmante na minha carreira”, afirmou o piloto português, citado em comunicado oficial. Miguel Oliveira considera que o projeto “não é apenas ambicioso e competitivo, mas que também tem um impacto significativo no campeonato e na indústria motociclista”.
Oliveira vai fazer dupla com o italiano Danilo Petrucci, também ex-piloto de MotoGP, e substitui o turco Toprak Razgatlioglu, atual campeão do WorldSBK, que se transferirá para a Yamaha em 2026.
O diretor da BMW Motorrad Motorsport, Sven Blusch, destacou a importância da contratação do piloto português: “Miguel Oliveira demonstrou de forma impressionante, ao longo da sua carreira, que pertence ao grupo dos pilotos mais talentosos e versáteis da sua geração. Com vitórias nas três categorias de Grande Prémio, incluindo cinco no MotoGP, traz experiência valiosa e um elevado nível de profissionalismo ao nosso projeto”.
A marca alemã pretende reforçar a sua posição competitiva no Mundial de Superbikes, onde este ano já venceu corridas e lidera a classificação de pilotos com Razgatlioglu.
Miguel Oliveira estreou-se no Mundial de Velocidade em 2011, na categoria de 125cc. Em 2015 foi vice-campeão de Moto3 e, três anos depois, repetiu a posição em Moto2, ficando apenas atrás do italiano Francesco Bagnaia.
Estreou-se na MotoGP em 2019 e conquistou cinco vitórias entre 2020 e 2022, todas com a KTM. Ao longo da carreira, soma 17 vitórias e 41 pódios nas três principais categorias do motociclismo mundial.
Com este novo desafio, o piloto luso leva consigo não só a experiência acumulada ao mais alto nível, mas também a ambição de continuar a competir entre os melhores, agora num campeonato que tem vindo a ganhar visibilidade e competitividade nos últimos anos.

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.