A Microsoft Portugal junta-se à Guarda Nacional Republicana (GNR) para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, marcado para o próximo dia 11 de fevereiro.
A sessão comemorativa que contará com mais de 150 crianças, está agendada para o dia 11 de fevereiro, às 09h30, no espaço da AI Innovation Factory e no auditório do AIHub da Unicorn Factory, em Alvalade, e marca o arranque de um conjunto de iniciativas de sensibilização, com o tema “Cidadania Digital”, que têm como objetivo alertar a comunidade Educativa para os perigos constantes da Internet e sensibilizar as crianças para os perigos online atuais, disponibilizando-lhes dicas de como se podem proteger.
Além desta sessão agendada para Lisboa, existirão outras duas sessões, uma no dia 13 de fevereiro, em Santa Maria da Feira, no espaço do Europarque, em colaboração com a Universidade de Aveiro, com o Europarque e com a Câmara Municipal de Santa Maria Feira, e outra, no dia 17 de fevereiro, em Esposende, no auditório do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar no polo de Esposende do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende e o IPCA.
Nesta primeira sessão, irão marcar presença Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, Major-General Pedro Manuel Sequeira Estrela Moleirinho, Adjunto do Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana, Gil Azevedo da Unicorn Factory Lisboa, entre outros altos representantes de organismos públicos.
Recorde-se que a Microsoft Portugal é membro fundador do Consórcio da Internet Segura e há onze anos consecutivos que se associa à GNR para assinalar, em fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura. Nesta iniciativa, que arrancou em 2014, já contamos com:
As sessões gratuitas, que serão entregues nas escolas de norte a sul do país nos próximos meses, são dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário, através de cerca de 360 militares da GNR e de mais de 150 voluntários da Microsoft Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de escolas e alunos possíveis, e abordar temas como a segurança digital, a importância da proteção de dados e tipologias de ciberataques, nomeadamente os perigos do phising. Além destes temas, todos os participantes vão ficar a conhecer os seus direitos e as formas de atuar perante casos de cyberbulling. Os conteúdos preparados pelas entidades envolvidas, visam dotar a comunidade escolar das ferramentas necessárias para garantir o bem-estar online.
As escolas do ensino básico e secundário que estejam interessadas em agendar a sua sessão de Internet Segura 2025, poderão enviar um e-mail para sid2025@microsoft.com e partilhar o nome da escola, o ciclo de ensino e a disponibilidade de horário para realizar esta sessão presencialmente o virtualmente.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.