A Microsoft Portugal junta-se à Guarda Nacional Republicana (GNR) para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, marcado para o próximo dia 11 de fevereiro.
A sessão comemorativa que contará com mais de 150 crianças, está agendada para o dia 11 de fevereiro, às 09h30, no espaço da AI Innovation Factory e no auditório do AIHub da Unicorn Factory, em Alvalade, e marca o arranque de um conjunto de iniciativas de sensibilização, com o tema “Cidadania Digital”, que têm como objetivo alertar a comunidade Educativa para os perigos constantes da Internet e sensibilizar as crianças para os perigos online atuais, disponibilizando-lhes dicas de como se podem proteger.
Além desta sessão agendada para Lisboa, existirão outras duas sessões, uma no dia 13 de fevereiro, em Santa Maria da Feira, no espaço do Europarque, em colaboração com a Universidade de Aveiro, com o Europarque e com a Câmara Municipal de Santa Maria Feira, e outra, no dia 17 de fevereiro, em Esposende, no auditório do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar no polo de Esposende do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende e o IPCA.
Nesta primeira sessão, irão marcar presença Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, Major-General Pedro Manuel Sequeira Estrela Moleirinho, Adjunto do Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana, Gil Azevedo da Unicorn Factory Lisboa, entre outros altos representantes de organismos públicos.
Recorde-se que a Microsoft Portugal é membro fundador do Consórcio da Internet Segura e há onze anos consecutivos que se associa à GNR para assinalar, em fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura. Nesta iniciativa, que arrancou em 2014, já contamos com:
As sessões gratuitas, que serão entregues nas escolas de norte a sul do país nos próximos meses, são dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário, através de cerca de 360 militares da GNR e de mais de 150 voluntários da Microsoft Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de escolas e alunos possíveis, e abordar temas como a segurança digital, a importância da proteção de dados e tipologias de ciberataques, nomeadamente os perigos do phising. Além destes temas, todos os participantes vão ficar a conhecer os seus direitos e as formas de atuar perante casos de cyberbulling. Os conteúdos preparados pelas entidades envolvidas, visam dotar a comunidade escolar das ferramentas necessárias para garantir o bem-estar online.
As escolas do ensino básico e secundário que estejam interessadas em agendar a sua sessão de Internet Segura 2025, poderão enviar um e-mail para sid2025@microsoft.com e partilhar o nome da escola, o ciclo de ensino e a disponibilidade de horário para realizar esta sessão presencialmente o virtualmente.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.