Realizaram-se, no inicio da semana, na Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate, as cerimónias de atribuição dos prémios de mérito (318) aos alunos do ensino básico e secundário, e de diplomas de conclusão do ensino secundário.
Foram dois finais de dia plenos de alegria e reencontros, num auditório repleto de alunos e respetivos familiares que quiseram acompanhar o simbólico momento. O evento foi transmitido em direto, via streaming, para todos aqueles que não puderam assistir presencialmente, graças ao ótimo trabalho de alunos e professores do Curso Profissional de Multimédia.
No decorrer da cerimónia, que contou com interlúdios musicais do grupo ARTEAM e cuja apresentação esteve a cargo da professora Fernanda Neves, intervieram a diretora do Agrupamento, professora Dores Silva, a vereadora Carlota Borges (em representação do vice-presidente e vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, professor Manuel vitorino, anterior diretor deste Agrupamento) e o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira.
A diretora, professora Dores Silva, destacou o papel preponderante deste Agrupamento, cuja qualidade de ensino é unanimemente reconhecida pela comunidade educativa, na formação de centenas de jovens para a entrada no ensino superior e para vida ativa e, acima de tudo, na sua formação pessoal, que lhes permitirá serem cidadãos mais informados, críticos e felizes.

A vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, Carlota Borges, portadora de uma mensagem de apreço por este Agrupamento do antigo diretor, solicitou aos jovens que, mesmo usufruindo de todas as oportunidades para continuarem a sua formação fora do país, regressassem ao concelho, trazendo todo o seu inestimável potencial.
Por fim, o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira, deu ênfase à importância da família no apoio à missão da escola na teia complexa da contemporaneidade.
A todos os finalistas (356 alunos, dos quais 154 de cursos profissionais) que iniciam agora novos desafios académicos ou profissionais, o Agrupamento de Escolas de Monserrate endereça os melhores votos de sucesso pessoal e profissional.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.