Realizaram-se, no inicio da semana, na Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate, as cerimónias de atribuição dos prémios de mérito (318) aos alunos do ensino básico e secundário, e de diplomas de conclusão do ensino secundário.
Foram dois finais de dia plenos de alegria e reencontros, num auditório repleto de alunos e respetivos familiares que quiseram acompanhar o simbólico momento. O evento foi transmitido em direto, via streaming, para todos aqueles que não puderam assistir presencialmente, graças ao ótimo trabalho de alunos e professores do Curso Profissional de Multimédia.
No decorrer da cerimónia, que contou com interlúdios musicais do grupo ARTEAM e cuja apresentação esteve a cargo da professora Fernanda Neves, intervieram a diretora do Agrupamento, professora Dores Silva, a vereadora Carlota Borges (em representação do vice-presidente e vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, professor Manuel vitorino, anterior diretor deste Agrupamento) e o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira.
A diretora, professora Dores Silva, destacou o papel preponderante deste Agrupamento, cuja qualidade de ensino é unanimemente reconhecida pela comunidade educativa, na formação de centenas de jovens para a entrada no ensino superior e para vida ativa e, acima de tudo, na sua formação pessoal, que lhes permitirá serem cidadãos mais informados, críticos e felizes.

A vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, Carlota Borges, portadora de uma mensagem de apreço por este Agrupamento do antigo diretor, solicitou aos jovens que, mesmo usufruindo de todas as oportunidades para continuarem a sua formação fora do país, regressassem ao concelho, trazendo todo o seu inestimável potencial.
Por fim, o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira, deu ênfase à importância da família no apoio à missão da escola na teia complexa da contemporaneidade.
A todos os finalistas (356 alunos, dos quais 154 de cursos profissionais) que iniciam agora novos desafios académicos ou profissionais, o Agrupamento de Escolas de Monserrate endereça os melhores votos de sucesso pessoal e profissional.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.