Realizaram-se, no inicio da semana, na Aula Magna da Escola Secundária de Monserrate, as cerimónias de atribuição dos prémios de mérito (318) aos alunos do ensino básico e secundário, e de diplomas de conclusão do ensino secundário.
Foram dois finais de dia plenos de alegria e reencontros, num auditório repleto de alunos e respetivos familiares que quiseram acompanhar o simbólico momento. O evento foi transmitido em direto, via streaming, para todos aqueles que não puderam assistir presencialmente, graças ao ótimo trabalho de alunos e professores do Curso Profissional de Multimédia.
No decorrer da cerimónia, que contou com interlúdios musicais do grupo ARTEAM e cuja apresentação esteve a cargo da professora Fernanda Neves, intervieram a diretora do Agrupamento, professora Dores Silva, a vereadora Carlota Borges (em representação do vice-presidente e vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura, professor Manuel vitorino, anterior diretor deste Agrupamento) e o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira.
A diretora, professora Dores Silva, destacou o papel preponderante deste Agrupamento, cuja qualidade de ensino é unanimemente reconhecida pela comunidade educativa, na formação de centenas de jovens para a entrada no ensino superior e para vida ativa e, acima de tudo, na sua formação pessoal, que lhes permitirá serem cidadãos mais informados, críticos e felizes.
A vereadora da Coesão Social, Habitação, Juventude e Serviços Urbanos, Carlota Borges, portadora de uma mensagem de apreço por este Agrupamento do antigo diretor, solicitou aos jovens que, mesmo usufruindo de todas as oportunidades para continuarem a sua formação fora do país, regressassem ao concelho, trazendo todo o seu inestimável potencial.
Por fim, o presidente do Conselho Geral, professor Jorge Oliveira, deu ênfase à importância da família no apoio à missão da escola na teia complexa da contemporaneidade.
A todos os finalistas (356 alunos, dos quais 154 de cursos profissionais) que iniciam agora novos desafios académicos ou profissionais, o Agrupamento de Escolas de Monserrate endereça os melhores votos de sucesso pessoal e profissional.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.
A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.
Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.
A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.
José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.