A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover a campanha de consciencialização intitulada “Há saltos que podem mudar a tua vida!”. Esta ação tem como principal objetivo alertar a população, especialmente os mais jovens, para as consequências dos mergulhos mal calculados, que afetam cerca de 100 portugueses por ano.
Entre maio e setembro, período correspondente à época balnear, regista-se o maior número de acidentes relacionados com mergulhos. A elevada afluência a praias e piscinas torna essencial reforçar os cuidados e alertar para os riscos de mergulhar em locais desconhecidos ou em águas de pouca profundidade.
Segundo o ortopedista Nelson Carvalho, presidente da SPPCV: “As lesões na coluna vertebral relacionadas com mergulhos são potencialmente muito graves e podem provocar sequelas irreversíveis. Um simples mergulho mal calculado pode ter consequências devastadoras, como a paralisia das pernas (paraplegia), dos quatro membros (tetraplegia) e, em casos extremos, a morte, se a fratura ocorrer no segmento mais superior da coluna. Estas situações constituem verdadeiras emergências médicas, necessitando frequentemente de cirurgia urgente. Mesmo que o único sintoma seja a dor, é essencial procurar avaliação médica imediata.”
A mensagem central da campanha “Há saltos que podem mudar a tua vida!” passa por promover comportamentos responsáveis, tais como: verificar sempre a profundidade da água antes de mergulhar de forma a evitar zonas rasas ou com obstáculos, respeitar as sinalizações e permanecer dentro das áreas supervisionadas, seja na praia ou na piscina. Além disso, é fundamental nunca mergulhar sob o efeito do álcool, não correr em redor da piscina para prevenir quedas e entrar no mar sempre a andar, nunca de cabeça.
A SPPCV alerta ainda para a importância de saber agir em caso de acidente. Perante uma suspeita de lesão na coluna, deve contactar-se imediatamente o 112 e, até à chegada do socorro, nunca mover a vítima, pois qualquer movimento pode agravar a lesão. Deve-se seguir sempre as instruções dadas pelo operador do INEM e aguardar a chegada de ajuda especializada.
A campanha “Há saltos que podem mudar a tua vida!” vai ser promovida nas redes sociais da SPPCV, e nos suportes de comunicação das autarquias e entidades responsáveis pela supervisão das praias e piscinas, durante a época balnear. Para mais informações, visite www.sppcv.pt.
A VianaFestas vai abrir, de forma excecional, 76 novas vagas para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, depois de várias críticas ao processo de inscrição. A decisão foi anunciada esta sexta-feira, 8 de agosto, em conferência de imprensa, pelo presidente da entidade e vereador da Cultura, Manuel Vitorino.
O cantor angolano Matias Damásio será um dos cabeças de cartaz das Festas do Concelho de Valença, atuando este sábado, 9 de agosto, num espetáculo de entrada livre.
Viana do Castelo prepara-se para receber este sábado, 9 de agosto, a 8.ª edição do tradicional mergulho no Cais da Ribeira, um evento informal que tem vindo a reunir cada vez mais participantes ao longo dos últimos anos.
A dois meses das eleições autárquicas, a VianaFestas – Associação para a Promoção das Festas da Cidade – denunciou esta semana o que considera ser um “aproveitamento político inadmissível” em torno do Desfile da Mordomia, integrado nas Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para receber João Pedro Pais, este sábado, 8 de agosto, pelas 23h30, no Largo 5 de Outubro, no centro da vila. O concerto, integrado na programação das Festas do Concelho, será de entrada gratuita e promete atrair um grande público àquela que é uma das maiores celebrações culturais do concelho.
Já é conhecida a sorte das equipas do distrito de Viana do Castelo na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade. O sorteio realizado esta sexta-feira ditou os confrontos iniciais da competição, que terá lugar nos dias 30 e 31 de agosto.
A partir das 21h30 desta sexta-feira, a cidade de Viana do Castelo transforma-se com mais de 1,8 milhões de lâmpadas LED de baixo consumo que iluminam 6 km das principais ruas, anunciando a chegada da maior festa popular de Portugal.