A Fortaleza de Valença voltou a encher-se de vida e história, com a realização da edição 2025 do Mercado Medieval – Valença na Rota da História.
Durante três dias intensos, milhares de visitantes foram transportados para a atmosfera única da Idade Média, numa celebração que combinou cultura, lazer e tradição.
A programação deste ano destacou-se pelo tema central da Peregrinação de D. Manuel I a Santiago de Compostela, com especial ênfase na encenação histórica da sua passagem por Valença em 1502. Este momento sublinhou a importância do Caminho Português de Santiago e foi um dos pontos altos do evento, junto com o Cortejo Medieval, que envolveu o público numa experiência imersiva e repleta de cor e autenticidade.
O Mercado Medieval animou as ruas e muralhas da Fortaleza com torneios apeados e a cavalo, espetáculos de fogo, música, teatro de rua, danças e saltimbancos, além da recriação de artes e ofícios medievais. As tendas apresentaram uma variada oferta de produtos, incluindo artesanato em couro, madeira e ferro, especiarias, ervas aromáticas, tapeçarias, licores e doçaria conventual, recriando o quotidiano de séculos passados.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Valença em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEDVC), o Turismo de Portugal e a Rede das Fortalezas Abaluartadas da Raia, revelou-se mais uma vez um sucesso, reforçando o papel da Fortaleza de Valença como ponto de encontro cultural e turístico na região.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.