Novo ano, nova temporada do Mercado M do Nuceartes. É já no próximo sábado, dia 25 de maio, que o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a abrir as portas para a melhor mostra dos negócios locais, artesanato, gastronomia e iniciativas do Vale do Âncora. Ao final da tarde, é tempo de rumar ao SUNSET do M, que este ano se mudou para o Redondo, um dos hotspots da vila.

“É com um enorme entusiasmo que damos início a mais uma temporada do Mercado M. As edições do ano passado foram um sucesso e reuniram, desde logo, um grande consenso e recetividade por parte das organizações do Vale do Âncora, desde os comerciantes locais até aos convidados e parceiros institucionais, que não hesitaram em ajudar a tornar esta mostra do melhor que por cá se faz num evento de referência a nível cultural e económico”, afirma Joana Cravo, Presidente da Direção do Nuceartes. “Estamos muito confiantes de que este será mais um ano de grandes edições do Mercado M e tal só é possível com a participação de todos, a quem agradecemos desde já.”
O dia vai começar às 10h00 no centro da vila com uma arruada acompanhada por música, convidando todos a visitar o mercado. Segue-se uma programação recheada de atividades e bons momentos, tal como já é imagem de marca do Mercado M.
A manhã será dedicada à tradição deste mês, as Maias. Neste âmbito, haverá um workshop com Elvira Guerreiro às 11h00, seguindo-se as Conversas Informais com Aurora Rego sob o tema “As Maias e as suas Tradições no Vale do Âncora”, com Clara Malhão, Carlota Lima, Manuel Lima, Brito Ribeiro e Diana Fão como convidados. Logo a seguir ao almoço, às 14h00, as iniciativas educativas continuam com um workshop dedicado às armadilhas para a vespa asiática, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A tarde promete muita animação com atuações dos Bombos de Vila Praia de Âncora e do jovem músico local Diogo Brás. A iniciativa de enorme sucesso Palco por um Dia também vai regressar às 15h45 e para tal conta com a participação dos talentos escondidos do Vale, que podem inscrever-se aqui.
Ainda no campo da cultura, a primeira edição de 2024 do Mercado M será a anfitriã das exposições dos artistas locais Alberto Magalhães, Armando Gonçalves, Augusto Sá, Laura Vilares, Rafael Capela e Vitor Hugo, que estarão em exibição durante todo o dia.
Como não podia deixar de ser, o Mercado M de 25 de maio vai contar com uma vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes das 10h00 às 17h00 – desde artesanato até comes e bebes para um almoço bem regional ou para um lanche guloso.
Por isso, é um programa imperdível durante todo o dia e para toda a família, com surpresas artísticas e também com a já reconhecida iniciativa de troca de sementes e livros, levada a cabo pelo Nuceartes para promover a economia circular.
O que também está de regresso é o SUNSET do M e tem uma nova morada. Com o apoio (e os cocktails deliciosos) do Bar da Praia – Café Oceano, o melhor plano de final de tarde vai decorrer na Avenida Dr. Ramos Pereira, no Redondo (também conhecido por Meia Laranja). Com o enquadramento da praia e do melhor pôr-do-sol da vila, os DJs locais Jó Mendes e António Macedo serão os responsáveis pelo som e boas vibrações que vão pôr toda a gente a dançar neste evento de entrada livre.
Assim, o melhor programa de sábado do Vale do Âncora está de regresso: o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a receber o Mercado M no dia 25 de maio das 10h00 às 17h00. O Sunset do M vai acontecer no Redondo na Avenida Dr. Ramos Pereira em parceria com o Bar da Praia – Café Oceano das 18h00 às 21h00.
A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.
O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.
O Município de Valença está a liderar um processo que poderá resultar na criação de uma nova sub-região da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, abrangendo os concelhos de Valença, Caminha, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. A iniciativa ganhou novo impulso após a realização da terceira edição dos Vinhos do Atlântico – Festa da Ribeira Minho, que decorreu nos dias 5 e 6 de junho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do dispositivo de vigilância e prevenção de incêndios rurais em todo o território continental, na sequência das previsões meteorológicas que apontam para uma subida acentuada das temperaturas, vento forte e baixos níveis de humidade nos próximos dias.
O Club Lote 5 vai receber, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos adeptos de futebol, com a transmissão do encontro entre Portugal e Uzbequistão, a contar para o Mundial.
Carlota Borges foi eleita presidente da Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista, na sequência das eleições internas do partido, que definiram os novos órgãos concelhios, secções e estrutura das Mulheres Socialistas para o próximo mandato de dois anos.