Novo ano, nova temporada do Mercado M do Nuceartes. É já no próximo sábado, dia 25 de maio, que o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a abrir as portas para a melhor mostra dos negócios locais, artesanato, gastronomia e iniciativas do Vale do Âncora. Ao final da tarde, é tempo de rumar ao SUNSET do M, que este ano se mudou para o Redondo, um dos hotspots da vila.
“É com um enorme entusiasmo que damos início a mais uma temporada do Mercado M. As edições do ano passado foram um sucesso e reuniram, desde logo, um grande consenso e recetividade por parte das organizações do Vale do Âncora, desde os comerciantes locais até aos convidados e parceiros institucionais, que não hesitaram em ajudar a tornar esta mostra do melhor que por cá se faz num evento de referência a nível cultural e económico”, afirma Joana Cravo, Presidente da Direção do Nuceartes. “Estamos muito confiantes de que este será mais um ano de grandes edições do Mercado M e tal só é possível com a participação de todos, a quem agradecemos desde já.”
O dia vai começar às 10h00 no centro da vila com uma arruada acompanhada por música, convidando todos a visitar o mercado. Segue-se uma programação recheada de atividades e bons momentos, tal como já é imagem de marca do Mercado M.
A manhã será dedicada à tradição deste mês, as Maias. Neste âmbito, haverá um workshop com Elvira Guerreiro às 11h00, seguindo-se as Conversas Informais com Aurora Rego sob o tema “As Maias e as suas Tradições no Vale do Âncora”, com Clara Malhão, Carlota Lima, Manuel Lima, Brito Ribeiro e Diana Fão como convidados. Logo a seguir ao almoço, às 14h00, as iniciativas educativas continuam com um workshop dedicado às armadilhas para a vespa asiática, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
A tarde promete muita animação com atuações dos Bombos de Vila Praia de Âncora e do jovem músico local Diogo Brás. A iniciativa de enorme sucesso Palco por um Dia também vai regressar às 15h45 e para tal conta com a participação dos talentos escondidos do Vale, que podem inscrever-se aqui.
Ainda no campo da cultura, a primeira edição de 2024 do Mercado M será a anfitriã das exposições dos artistas locais Alberto Magalhães, Armando Gonçalves, Augusto Sá, Laura Vilares, Rafael Capela e Vitor Hugo, que estarão em exibição durante todo o dia.
Como não podia deixar de ser, o Mercado M de 25 de maio vai contar com uma vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes das 10h00 às 17h00 – desde artesanato até comes e bebes para um almoço bem regional ou para um lanche guloso.
Por isso, é um programa imperdível durante todo o dia e para toda a família, com surpresas artísticas e também com a já reconhecida iniciativa de troca de sementes e livros, levada a cabo pelo Nuceartes para promover a economia circular.
O que também está de regresso é o SUNSET do M e tem uma nova morada. Com o apoio (e os cocktails deliciosos) do Bar da Praia – Café Oceano, o melhor plano de final de tarde vai decorrer na Avenida Dr. Ramos Pereira, no Redondo (também conhecido por Meia Laranja). Com o enquadramento da praia e do melhor pôr-do-sol da vila, os DJs locais Jó Mendes e António Macedo serão os responsáveis pelo som e boas vibrações que vão pôr toda a gente a dançar neste evento de entrada livre.
Assim, o melhor programa de sábado do Vale do Âncora está de regresso: o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a receber o Mercado M no dia 25 de maio das 10h00 às 17h00. O Sunset do M vai acontecer no Redondo na Avenida Dr. Ramos Pereira em parceria com o Bar da Praia – Café Oceano das 18h00 às 21h00.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.