Logo
Regional

Mercado M está de volta a Vila Praia de Âncora e traz novidades

22 Maio, 2024 | 11:06
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Novo ano, nova temporada do Mercado M do Nuceartes. É já no próximo sábado, dia 25 de maio, que o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a abrir as portas para a melhor mostra dos negócios locais, artesanato, gastronomia e iniciativas do Vale do Âncora. Ao final da tarde, é tempo de rumar ao SUNSET do M, que este ano se mudou para o Redondo, um dos hotspots da vila.

“É com um enorme entusiasmo que damos início a mais uma temporada do Mercado M. As edições do ano passado foram um sucesso e reuniram, desde logo, um grande consenso e recetividade por parte das organizações do Vale do Âncora, desde os comerciantes locais até aos convidados e parceiros institucionais, que não hesitaram em ajudar a tornar esta mostra do melhor que por cá se faz num evento de referência a nível cultural e económico”, afirma Joana Cravo, Presidente da Direção do Nuceartes. “Estamos muito confiantes de que este será mais um ano de grandes edições do Mercado M e tal só é possível com a participação de todos, a quem agradecemos desde já.”

O dia vai começar às 10h00 no centro da vila com uma arruada acompanhada por música, convidando todos a visitar o mercado. Segue-se uma programação recheada de atividades e bons momentos, tal como já é imagem de marca do Mercado M.

A manhã será dedicada à tradição deste mês, as Maias. Neste âmbito, haverá um workshop com Elvira Guerreiro às 11h00, seguindo-se as Conversas Informais com Aurora Rego sob o tema “As Maias e as suas Tradições no Vale do Âncora”, com Clara Malhão, Carlota Lima, Manuel Lima, Brito Ribeiro e Diana Fão como convidados. Logo a seguir ao almoço, às 14h00, as iniciativas educativas continuam com um workshop dedicado às armadilhas para a vespa asiática, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

A tarde promete muita animação com atuações dos Bombos de Vila Praia de Âncora e do jovem músico local Diogo Brás. A iniciativa de enorme sucesso Palco por um Dia também vai regressar às 15h45 e para tal conta com a participação dos talentos escondidos do Vale, que podem inscrever-se aqui.

Ainda no campo da cultura, a primeira edição de 2024 do Mercado M será a anfitriã das exposições dos artistas locais Alberto Magalhães, Armando Gonçalves, Augusto Sá, Laura Vilares, Rafael Capela e Vitor Hugo, que estarão em exibição durante todo o dia.

Como não podia deixar de ser, o Mercado M de 25 de maio vai contar com uma vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes das 10h00 às 17h00 – desde artesanato até comes e bebes para um almoço bem regional ou para um lanche guloso.

Por isso, é um programa imperdível durante todo o dia e para toda a família, com surpresas artísticas e também com a já reconhecida iniciativa de troca de sementes e livros, levada a cabo pelo Nuceartes para promover a economia circular.

O que também está de regresso é o SUNSET do M e tem uma nova morada. Com o apoio (e os cocktails deliciosos) do Bar da Praia – Café Oceano, o melhor plano de final de tarde vai decorrer na Avenida Dr. Ramos Pereira, no Redondo (também conhecido por Meia Laranja). Com o enquadramento da praia e do melhor pôr-do-sol da vila, os DJs locais Jó Mendes e António Macedo serão os responsáveis pelo som e boas vibrações que vão pôr toda a gente a dançar neste evento de entrada livre.

Assim, o melhor programa de sábado do Vale do Âncora está de regresso: o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a receber o Mercado M no dia 25 de maio das 10h00 às 17h00. O Sunset do M vai acontecer no Redondo na Avenida Dr. Ramos Pereira em parceria com o Bar da Praia – Café Oceano das 18h00 às 21h00.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Janeiro, 2026

Arcos de Valdevez lança concurso para galeria cultural e requalificação do cineteatro Alameda

A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a criação de uma galeria cultural, com preço base de 1,5 milhões de euros, acrescido de IVA. As propostas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 12 de fevereiro, e o prazo de execução da obra é de um ano.

Nacional 18 Janeiro, 2026

Devolver garrafas e latas nos supermercados passa a valer 10 cêntimos

Já é oficial. A partir de 10 de abril, devolver garrafas e latas de bebidas nos supermercados vai permitir recuperar dinheiro. O valor do depósito foi fixado em 10 cêntimos por embalagem, segundo despacho publicado em Diário da República.

Internacional 18 Janeiro, 2026

Estudantes espanhóis em intercâmbio na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo, em Ponte de Lima, recebeu esta semana cerca de duas dezenas de estudantes e docentes espanhóis no âmbito de um intercâmbio educativo dedicado às áreas da agricultura e da floresta.

Desporto 18 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC goleia em Pombal e segue em frente na Taça de Portugal de Futsal

O Santa Luzia FC esteve em grande plano na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, ao vencer de forma categórica o Núcleo SCP de Pombal por 0-6, este sábado, no Pavilhão Municipal Manuel Eduardo Gomes, garantindo o apuramento para a fase seguinte da competição.

Desporto 18 Janeiro, 2026

Juventude Viana dá a volta ao resultado e mantém liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana conquistou, na noite deste sábado, uma importante vitória frente ao Termas Oquei Clube, por 3-1, em encontro da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 18 Janeiro, 2026

SC Vianense vence Tirsense e sobe ao 3.º lugar da Série A do Campeonato de Portugal

O Sport Clube Vianense continua em grande momento de forma e confirmou-o este sábado, ao vencer o Tirsense por 3-1, no Estádio Dr. José de Matos, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 18 Janeiro, 2026

Arroz de Sarrabulho certificado impulsiona economia de Ponte de Lima

O arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima, recentemente certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), continua a ser um motor económico no concelho.