“Mercado M” está de regresso ao Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora já este sábado, 24 de junho, inteiramente dedicado ao São João. Revelação do Logotipo Nuceartes, Marchas de São João e Arraial de São João são algumas das atividades que vão marcar esta edição.
O “Mercado M” é um evento da Nuceartes – Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora, que pretende divulgar as artes e a cultura, bem como promover aquele espaço.
Depois do sucesso da primeira edição, regressa em força com comes e bebes, artesanato, surpresas artísticas, troca de livros & sementes; exibições artísticas com Joel Correia / João Marrocos; exposições de Alberto Magalhães, Vitor Baixinho, Etelvina Ramos Pinto e João Marrocos, entre as 10H00 e as 17H00, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora. Depois das 18H00, terá lugar o Sunset do M, no terraço do Hotel Meira, com António Macedo.
Para além das atividades que se estendem ao longo do dia, o “Mercado M” apresenta um vasto programa. Esta segunda edição começa com o Workshop de sardinhas decorativas (Nuceartes) pelas 10H00; às 10H30, terão lugar as Conversas Informais com Aurora Rego, Padre Valdemar e João Franco; pelas 12H00, é a vez da música com Pedro Martins na Concertina. A tarde, começa com a Revelação Logotipo Nuceartes, pelas 14H00; seguem-se as Marchas de São João, a cargo das Marchas de Riba de Âncora e de Vila Praia de Âncora, pelas 14H30 e, a partir das 15H30, terá lugar o Arraial de São João.
A partir das 18H00, o Terraço do Hotel Meira servirá de palco ao Sunset do M, com António Macedo.
Este evento conta com o apoio do Município de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
Mercado M
10H00 – 17H00
Comes e bebes (gastronomia local)
Artesanato (negócios locais)
Entre outras atividades
Surpresas artísticas
Troca de livros & sementes
Exibições artísticas com
Joel Correia / João Marrocos
Exposições
Alberto Magalhães
Vitor Baixinho
Etelvina Ramos Pinto
João Marrocos
10H00
Abertura do M
Workshop de sardinhas decorativas (Nuceartes)
10H30
Conversas Informais
Aurora Rego, Padre Valdemar e João Franco
12H00
Concertina
Pedro Martins
14H00
Revelação Logotipo Nuceartes
14H00
Marchas de São João
Marchas de Riba de ncora e de Vila Praia de ncora
15H30
Arraial de São João
18H00 às 21H00
Sunset do M
Terraço Hotel Meira
António Macedo
Entrada Gratuita
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.