“Mercado M” está de regresso ao Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora já este sábado, 24 de junho, inteiramente dedicado ao São João. Revelação do Logotipo Nuceartes, Marchas de São João e Arraial de São João são algumas das atividades que vão marcar esta edição.
O “Mercado M” é um evento da Nuceartes – Núcleo de Estudos e Artes do Vale do Âncora, que pretende divulgar as artes e a cultura, bem como promover aquele espaço.
Depois do sucesso da primeira edição, regressa em força com comes e bebes, artesanato, surpresas artísticas, troca de livros & sementes; exibições artísticas com Joel Correia / João Marrocos; exposições de Alberto Magalhães, Vitor Baixinho, Etelvina Ramos Pinto e João Marrocos, entre as 10H00 e as 17H00, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora. Depois das 18H00, terá lugar o Sunset do M, no terraço do Hotel Meira, com António Macedo.
Para além das atividades que se estendem ao longo do dia, o “Mercado M” apresenta um vasto programa. Esta segunda edição começa com o Workshop de sardinhas decorativas (Nuceartes) pelas 10H00; às 10H30, terão lugar as Conversas Informais com Aurora Rego, Padre Valdemar e João Franco; pelas 12H00, é a vez da música com Pedro Martins na Concertina. A tarde, começa com a Revelação Logotipo Nuceartes, pelas 14H00; seguem-se as Marchas de São João, a cargo das Marchas de Riba de Âncora e de Vila Praia de Âncora, pelas 14H30 e, a partir das 15H30, terá lugar o Arraial de São João.
A partir das 18H00, o Terraço do Hotel Meira servirá de palco ao Sunset do M, com António Macedo.
Este evento conta com o apoio do Município de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
Mercado M
10H00 – 17H00
Comes e bebes (gastronomia local)
Artesanato (negócios locais)
Entre outras atividades
Surpresas artísticas
Troca de livros & sementes
Exibições artísticas com
Joel Correia / João Marrocos
Exposições
Alberto Magalhães
Vitor Baixinho
Etelvina Ramos Pinto
João Marrocos
10H00
Abertura do M
Workshop de sardinhas decorativas (Nuceartes)
10H30
Conversas Informais
Aurora Rego, Padre Valdemar e João Franco
12H00
Concertina
Pedro Martins
14H00
Revelação Logotipo Nuceartes
14H00
Marchas de São João
Marchas de Riba de ncora e de Vila Praia de ncora
15H30
Arraial de São João
18H00 às 21H00
Sunset do M
Terraço Hotel Meira
António Macedo
Entrada Gratuita
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.
O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2026, tornando-se um dos concelhos mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. O pacote de medidas contempla famílias e empresas, prometendo alívio fiscal e estímulo à economia local.
O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de voleibol de alto nível ao acolher a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos, integrada no Torneio da WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association). A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em colaboração com o Município de Viana do Castelo, constituindo um passo decisivo no caminho para a fase final do Europeu, que se disputará em Itália, em julho de 2026.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo assinalou, na sexta-feira, 40 anos de atividade, celebrando um percurso marcado pelo crescimento sustentado, pela capacidade de adaptação às mudanças do ensino superior e por uma forte ligação ao desenvolvimento do território. A cerimónia reuniu dirigentes institucionais, autarcas, comunidade académica, antigos alunos e estudantes.
Paredes de Coura voltou a encher-se de música e tradição este domingo com a realização do XXIII Encontro de Janeiras, reunindo cerca de 300 elementos entre cantadores e músicos de diversas associações do concelho.