O Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora abre as suas portas este sábado, 20 de julho, para a 8.ª edição do Mercado M, que dá continuidade à celebração dos 100 anos da elevação de Gontinnhães a vila.
Vale do Âncora, julho de 2024 – Música, história, tradição e inovação do Vale do Âncora – esta é a fórmula que vai compor a 8.ª edição do Mercado M do Nuceartes, que vai decorrer já no dia 20 de julho, sábado, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora.
Como não podia deixar de ser, a manhã vai arrancar às 10h00 no centro da vila com a já famosa arruada até ao mercado, com música e diversão a lançar o mote para um dia recheado de atividades para todos os gostos, começando desde logo pelos workshops.
Às 11h00, a 1.ª Companhia de Guias de Vila Praia de Âncora vai ensinar tudo sobre Nós e Construções. Já às 14h00, será a vez da marca ancorense Trukka explicar como harmonizar a sua cerveja artesanal com queijo.
Quem volta a marcar presença é Aurora Rego, que traz a Comissão Organizadora das Celebrações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora para dar continuidade à comemoração de um século de história da vila que é o coração do Vale do Âncora. Nestas Conversas Informais, haverá lugar a uma partilha por parte dos membros da comissão, desde o porquê de fazerem parte da mesma até ao desenvolvimento das iniciativas de celebração dos 100 anos da vila.
E festa que é festa tem de ter música e o Nuceartes não deixou a animação por mãos alheias: no palco, vão alinhar o DJ Nito (12h30) e Jimmy Woodstock (16h00), além dos participantes do já reconhecido Palco por um Dia, que tem vindo a descobrir alguns talentos escondidos do Vale. Para quem prefere dança, Mariana Dias vai oferecer uma atuação inspirada de Danças Urbanas às 15h30.
Os mais competitivos poderão por as suas capacidades à prova com um torneio de Uno às 15h00. Já para quem prefere manter-se na cultura, o Mercado M terá em exposição uma mostra dos artistas locais Adriano Fernandes, José Ribeiro e João Barros, disponível ao longo de todo o dia. A sustentabilidade e a economia circular são igualmente pilares deste mercado, com o regresso da iniciativa de troca de sementes e livros levada a cabo pelo Nuceartes.
O que também se vai manter desde a abertura de portas às 10h00 até ao final do dia, às 17h00, é a vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes – desde os mais gulosos até quem procura uma prendinha especial de artesanato do Vale do Âncora.
Assim, já há plano para o sábado, 20 de julho: reunir a família e rumar ao Mercado M do Nuceartes no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora, das 10h00 às 17h00, para um dia bem ao jeito do Vale do Âncora.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.