O Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora abre as suas portas este sábado, 20 de julho, para a 8.ª edição do Mercado M, que dá continuidade à celebração dos 100 anos da elevação de Gontinnhães a vila.
Vale do Âncora, julho de 2024 – Música, história, tradição e inovação do Vale do Âncora – esta é a fórmula que vai compor a 8.ª edição do Mercado M do Nuceartes, que vai decorrer já no dia 20 de julho, sábado, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora.
Como não podia deixar de ser, a manhã vai arrancar às 10h00 no centro da vila com a já famosa arruada até ao mercado, com música e diversão a lançar o mote para um dia recheado de atividades para todos os gostos, começando desde logo pelos workshops.
Às 11h00, a 1.ª Companhia de Guias de Vila Praia de Âncora vai ensinar tudo sobre Nós e Construções. Já às 14h00, será a vez da marca ancorense Trukka explicar como harmonizar a sua cerveja artesanal com queijo.
Quem volta a marcar presença é Aurora Rego, que traz a Comissão Organizadora das Celebrações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora para dar continuidade à comemoração de um século de história da vila que é o coração do Vale do Âncora. Nestas Conversas Informais, haverá lugar a uma partilha por parte dos membros da comissão, desde o porquê de fazerem parte da mesma até ao desenvolvimento das iniciativas de celebração dos 100 anos da vila.
E festa que é festa tem de ter música e o Nuceartes não deixou a animação por mãos alheias: no palco, vão alinhar o DJ Nito (12h30) e Jimmy Woodstock (16h00), além dos participantes do já reconhecido Palco por um Dia, que tem vindo a descobrir alguns talentos escondidos do Vale. Para quem prefere dança, Mariana Dias vai oferecer uma atuação inspirada de Danças Urbanas às 15h30.
Os mais competitivos poderão por as suas capacidades à prova com um torneio de Uno às 15h00. Já para quem prefere manter-se na cultura, o Mercado M terá em exposição uma mostra dos artistas locais Adriano Fernandes, José Ribeiro e João Barros, disponível ao longo de todo o dia. A sustentabilidade e a economia circular são igualmente pilares deste mercado, com o regresso da iniciativa de troca de sementes e livros levada a cabo pelo Nuceartes.
O que também se vai manter desde a abertura de portas às 10h00 até ao final do dia, às 17h00, é a vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes – desde os mais gulosos até quem procura uma prendinha especial de artesanato do Vale do Âncora.
Assim, já há plano para o sábado, 20 de julho: reunir a família e rumar ao Mercado M do Nuceartes no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora, das 10h00 às 17h00, para um dia bem ao jeito do Vale do Âncora.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.