O Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora abre as suas portas este sábado, 20 de julho, para a 8.ª edição do Mercado M, que dá continuidade à celebração dos 100 anos da elevação de Gontinnhães a vila.
Vale do Âncora, julho de 2024 – Música, história, tradição e inovação do Vale do Âncora – esta é a fórmula que vai compor a 8.ª edição do Mercado M do Nuceartes, que vai decorrer já no dia 20 de julho, sábado, no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora.
Como não podia deixar de ser, a manhã vai arrancar às 10h00 no centro da vila com a já famosa arruada até ao mercado, com música e diversão a lançar o mote para um dia recheado de atividades para todos os gostos, começando desde logo pelos workshops.
Às 11h00, a 1.ª Companhia de Guias de Vila Praia de Âncora vai ensinar tudo sobre Nós e Construções. Já às 14h00, será a vez da marca ancorense Trukka explicar como harmonizar a sua cerveja artesanal com queijo.
Quem volta a marcar presença é Aurora Rego, que traz a Comissão Organizadora das Celebrações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora para dar continuidade à comemoração de um século de história da vila que é o coração do Vale do Âncora. Nestas Conversas Informais, haverá lugar a uma partilha por parte dos membros da comissão, desde o porquê de fazerem parte da mesma até ao desenvolvimento das iniciativas de celebração dos 100 anos da vila.
E festa que é festa tem de ter música e o Nuceartes não deixou a animação por mãos alheias: no palco, vão alinhar o DJ Nito (12h30) e Jimmy Woodstock (16h00), além dos participantes do já reconhecido Palco por um Dia, que tem vindo a descobrir alguns talentos escondidos do Vale. Para quem prefere dança, Mariana Dias vai oferecer uma atuação inspirada de Danças Urbanas às 15h30.
Os mais competitivos poderão por as suas capacidades à prova com um torneio de Uno às 15h00. Já para quem prefere manter-se na cultura, o Mercado M terá em exposição uma mostra dos artistas locais Adriano Fernandes, José Ribeiro e João Barros, disponível ao longo de todo o dia. A sustentabilidade e a economia circular são igualmente pilares deste mercado, com o regresso da iniciativa de troca de sementes e livros levada a cabo pelo Nuceartes.
O que também se vai manter desde a abertura de portas às 10h00 até ao final do dia, às 17h00, é a vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes – desde os mais gulosos até quem procura uma prendinha especial de artesanato do Vale do Âncora.
Assim, já há plano para o sábado, 20 de julho: reunir a família e rumar ao Mercado M do Nuceartes no Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora, das 10h00 às 17h00, para um dia bem ao jeito do Vale do Âncora.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.