De 19 as 22 de junho, Viana do Castelo volta a viajar no tempo e a viver o Mercado dos Descobrimentos. A Vianafestas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal, promove, no Castelo Santiago da Barra e área envolvente, um Mercado dos Descobrimentos que celebra os grandes feitos dos nossos navegadores, no período das Descobertas do Novo Mundo.
A programação do Mercado dos Descobrimentos promete quatro dias intensos, com mercadores, muita animação e um cenário único para reviver a época dos Descobrimentos. O mercado funciona, nos quatro dias, a partir das 12h00. Na quinta-feira, feriado, encerra à 00h00, sexta-feira e sábado às 01h00, e no domingo termina pelas 20h00.
O Presidente da Vianafestas e Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que o continente de África será o tema principal desta edição. “Procurámos, todos os anos, fazer uma viagem por aquilo que foi a vida dos mareantes e navegadores vianenses pelo mundo. Este ano, contempla mais o continente africano como temática de fundo e conta com mais de 120 artesãos inscritos, para tudo o que tem a ver com artes e ofícios, comidas e bebidas”, indicou.
Viana viaja, assim, no tempo, até ao século XV por altura dos descobrimentos, regressando assim ao Burgo de Viana da Foz do Lima numa época histórica em que Bartolomeu Dias e os seus marinheiros logram vencer o Adamastor e renovar a esperança do povo lusitano em encontrar o caminho marítimo para as Índias.
O mercado quinhentista pretende evocar a vocação marítima da póvoa vianesa, aproveitando a localização do Castelo Santiago da Barra. Mais de 120 artesãos e mercadores, vindos um pouco de todo o país, vão proporcionar uma experiência imersiva com música, animação teatral com recriações históricas, workshops, momentos de dança, exposição de aves, demonstrações de voo livre, acampamentos e abarracamento de cavalos, espetáculos de fogo e artes circenses, distribuídos por dois palcos e animações itinerantes, carrossel quinhentista e animação infantil.
Nesta edição, abrirão portas, para uma autêntica descoberta do nosso património, a Torre da Roqueta, Capela, Paiol e alguns recantos do Castelo de Santiago da Barra.
O convite é para que vianenses e visitantes adquiram o copo do evento e passem quatro dias nos diversos locais de repasto, degustando iguarias nos locais para o efeito, com som ambiente e muita animação num cenário único e divertido com participação de associações e participantes locais, num esforço conjunto de valorização da nossa memória e identidade.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.