Como acontece anualmente desde a sua criação, o GAF encontra-se atualmente, e uma vez mais, a organizar as suas Jornadas – evento técnico e científico onde se procura a reflexão e a partilha de práticas num encontro diversificado de saberes altamente qualificados.
O tema deste ano será Mercado de trabalho inclusivo – o valor da diferença, e pretende-se, através da reflexão, discussão e desconstrução de preconceitos e da criação de mecanismos locais facilitadores da (re)inserção, estimular a integração da diversidade nas empresas e instituições vianenses e facilitar a plena inclusão de pessoas em particular situação de vulnerabilidade, reconhecendo o trabalho não só como um fator de acesso a rendimento, mas também como elemento central da identidade dos indivíduos.
No dia 22 de maio, no Auditório Prof. Lima Carvalho (IPVC), decorrerá o seminário que abordará os seguintes temas:
> Conferência inaugural: sinergias entre organizações da economia social e empresas
> Migração: desafios e oportunidades jurídicas
> Idadismo: reconhecer e desconstruir preconceitos
> Monoparentalidade: desafios na conciliação de trabalho/família
> Neurodivergências: vantagens na empregabilidade
> Deficiência: desafios e oportunidade na integração de pessoas com deficiência
No dia 23 de maio, no Axis Hotel, teremos as oficinas dedicadas ao tema Recrutamento Inclusivo e Práticas Organizacionais Promotoras da Igualdade que abordará as seguintes questões:
> DEI: Get Ready

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.