Como acontece anualmente desde a sua criação, o GAF encontra-se atualmente, e uma vez mais, a organizar as suas Jornadas – evento técnico e científico onde se procura a reflexão e a partilha de práticas num encontro diversificado de saberes altamente qualificados.
O tema deste ano será Mercado de trabalho inclusivo – o valor da diferença, e pretende-se, através da reflexão, discussão e desconstrução de preconceitos e da criação de mecanismos locais facilitadores da (re)inserção, estimular a integração da diversidade nas empresas e instituições vianenses e facilitar a plena inclusão de pessoas em particular situação de vulnerabilidade, reconhecendo o trabalho não só como um fator de acesso a rendimento, mas também como elemento central da identidade dos indivíduos.
No dia 22 de maio, no Auditório Prof. Lima Carvalho (IPVC), decorrerá o seminário que abordará os seguintes temas:
> Conferência inaugural: sinergias entre organizações da economia social e empresas
> Migração: desafios e oportunidades jurídicas
> Idadismo: reconhecer e desconstruir preconceitos
> Monoparentalidade: desafios na conciliação de trabalho/família
> Neurodivergências: vantagens na empregabilidade
> Deficiência: desafios e oportunidade na integração de pessoas com deficiência
No dia 23 de maio, no Axis Hotel, teremos as oficinas dedicadas ao tema Recrutamento Inclusivo e Práticas Organizacionais Promotoras da Igualdade que abordará as seguintes questões:
> DEI: Get Ready

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.