A partir desta sexta-feira, 1 de dezembro, o Jardim Municipal de Valença passa a acolher o Mercado de Natal e a Duendelândia. As iniciativas estão integradas na programação de "Valença é Natal" e prolongam-se ao longo dos fins de semana de dezembro.
Assim, nos fins de semana de 1 a 3, de 8 a 10, de 15 a 17 e de 22 a 23 de dezembro, o Jardim Municipal de Valença recebe o Mercado de Natal que integra alguns produtos natalícios.
A Duendelândia decorre entre as 14h00 e as 20h00 e promete fazer as delícias dos mais pequenos com circuito de arborismo, parque trampolim, circuito de comboio, circuito das renas, insufláveis, pinta-faces e a casa do pai Natal.

Também pelas 18h00 de hoje, o Jardim Municipal acolhe o acender das luzes. Os sons da época natalícia vão ecoar no Coreto do Jardim, num momento musical, a cargo da Academia de Música Fortaleza de Valença, anunciando a chegada da “Valença é Natal 2023”.
José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, rodeado pelos demais vereadores, terá a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística durante 38 dias.
A iluminação desenvolve-se no Jardim Municipal, nas avenidas e rotundas centrais e comerciais da área central da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza de Valença.

Destaque ainda para a maior estrela guia de Portugal que ilumina o Presépio de Troncos da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, serve de pano de fundo ao presépio que tem sido um dos ícones das festas natalícias de Valença, nos últimos anos.
A novidade este ano vai para a árvore multimédia de Natal, com 24 metros de altura e oito metros de base, que vai marcar o Jardim Municipal. Uma estrutura metálica, toda iluminada, vai ser um dos grandes spots de Valença para perpetuar, em imagem, esta quadra. As duas principais entradas do Jardim Municipal contarão, também, com espetáculos multimédia.
Ao acender das luzes, ao Mercado de Natal e à Duendelândia junta-se a Fortaleza de Chocolate, Há Neve na Praça, o Concerto de Natal da Eurocidade, a Exposição Coletiva de Presépios, o Olá 2024 – Passagem de Ano e a Cavalgata de Reis numa programação que promete alegrar pequenos e graúdos e tornar Valença um dos principais destinos deste Natal.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.