O primeiro fim-de-semana de Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira teve uma afluência recorde num evento do género, elevando as expetativas para os próximos três dias de programação igualmente mágica (sexta-feira a domingo).
“O Natal de Cerveira está a tornar-se num verdadeiro fenómeno turístico do calendário festivo. As pessoas perceberam que existe uma capacidade de inovação e de surpresa a cada ano, e por isso já somos um ponto de visita obrigatória”, elogia o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, salientando “quatro dias marcados por um corrupio de milhares de pessoas, de vários pontos do país e do estrangeiro, que elogiaram as iluminações, as decorações natalícias e a dinâmica da vila”. Rui Teixeira afirma que o objetivo principal foi amplamente alcançado: “os nossos visitantes levam memórias felizes dos dias vividos em Vila Nova de Cerveira, recordações amplamente partilhadas entre amigos e nas redes sociais”.
A ‘Chegada do Pai Natal’ voltou a ser um dos momentos de grande expetativa. Fazendo jus ao slogan ‘A Magia do Natal’, o ‘Senhor das Barbas Brancas’ surgiu dentro de uma caixa, sob um efeito ‘abacadabra’ do mágico Manuel Carrapatoso, antecedido de aparições-surpresa de várias personagens do imaginário natalício nas janelas e varandas dos edifícios do centro histórico.
Após quatro dias frenéticos, as 55 bancas do Mercado de Natal voltam a espalha a sua magia entre esta sexta-feira e domingo, convidando a comprar presentes originais, a beber um chocolate quente, a comer umas gulosices típicas, ou a cantarolar na rua as sonoridades temáticas. A programação diária mantém-se sustentada no conceito de magia sentido pelo espírito e vivido pelas atividades e animação, contando com a presença do reconhecido mágico Manuel Carrapatoso que, no domingo, apresenta o espetáculo ‘A Magia de Proximidade’, um misto de magia com cartas, mentalismo e objetos.
Uma das novidades para estes três dias são os ‘Passeios de Charrete’, associando o romantismo da experiência à magia da época natalícia, completando a vasta oferta já vivida e elogiada pelo público presente no primeiro fim-de-semana, com o Comboio de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, a Casa do Grinch e os Passeios de Barca no Rio Minho.
Não esquecer que a programação de Natal de Cerveira prolonga-se até ao fim-de-semana que antecede o Natal, com o ambiente familiar volta a estar em destaque, com serões natalícios divertidos (21h30) no Palco das Artes. Está prevista a exibição do filme da Walt Disney Company ‘Vaiana 2’ (20 dezembro), a atuação do Concerto da AMFF (21 dezembro) e o Concerto ‘Christmas in The Village’ (22 dezembro) com vários artistas, entre os quais solistas como Rafael Magalhães (finalista do The Voice 2023), Sofia Machado, Maria Gil (Vencedora do The Voice Kids 2022), Carolina Ceia, Matilde Batista e Maria Teresa Moniz.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.