O primeiro fim-de-semana de Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira teve uma afluência recorde num evento do género, elevando as expetativas para os próximos três dias de programação igualmente mágica (sexta-feira a domingo).
“O Natal de Cerveira está a tornar-se num verdadeiro fenómeno turístico do calendário festivo. As pessoas perceberam que existe uma capacidade de inovação e de surpresa a cada ano, e por isso já somos um ponto de visita obrigatória”, elogia o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, salientando “quatro dias marcados por um corrupio de milhares de pessoas, de vários pontos do país e do estrangeiro, que elogiaram as iluminações, as decorações natalícias e a dinâmica da vila”. Rui Teixeira afirma que o objetivo principal foi amplamente alcançado: “os nossos visitantes levam memórias felizes dos dias vividos em Vila Nova de Cerveira, recordações amplamente partilhadas entre amigos e nas redes sociais”.
A ‘Chegada do Pai Natal’ voltou a ser um dos momentos de grande expetativa. Fazendo jus ao slogan ‘A Magia do Natal’, o ‘Senhor das Barbas Brancas’ surgiu dentro de uma caixa, sob um efeito ‘abacadabra’ do mágico Manuel Carrapatoso, antecedido de aparições-surpresa de várias personagens do imaginário natalício nas janelas e varandas dos edifícios do centro histórico.
Após quatro dias frenéticos, as 55 bancas do Mercado de Natal voltam a espalha a sua magia entre esta sexta-feira e domingo, convidando a comprar presentes originais, a beber um chocolate quente, a comer umas gulosices típicas, ou a cantarolar na rua as sonoridades temáticas. A programação diária mantém-se sustentada no conceito de magia sentido pelo espírito e vivido pelas atividades e animação, contando com a presença do reconhecido mágico Manuel Carrapatoso que, no domingo, apresenta o espetáculo ‘A Magia de Proximidade’, um misto de magia com cartas, mentalismo e objetos.
Uma das novidades para estes três dias são os ‘Passeios de Charrete’, associando o romantismo da experiência à magia da época natalícia, completando a vasta oferta já vivida e elogiada pelo público presente no primeiro fim-de-semana, com o Comboio de Natal, a Pista de Gelo, a Casa do Pai Natal, a Casa do Grinch e os Passeios de Barca no Rio Minho.
Não esquecer que a programação de Natal de Cerveira prolonga-se até ao fim-de-semana que antecede o Natal, com o ambiente familiar volta a estar em destaque, com serões natalícios divertidos (21h30) no Palco das Artes. Está prevista a exibição do filme da Walt Disney Company ‘Vaiana 2’ (20 dezembro), a atuação do Concerto da AMFF (21 dezembro) e o Concerto ‘Christmas in The Village’ (22 dezembro) com vários artistas, entre os quais solistas como Rafael Magalhães (finalista do The Voice 2023), Sofia Machado, Maria Gil (Vencedora do The Voice Kids 2022), Carolina Ceia, Matilde Batista e Maria Teresa Moniz.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.
A circulação de pessoas e veículos nas margens do rio Minho, em Lanhelas, a partir do Bar do Rio, encontra-se interdita devido ao elevado risco de cheia e à possibilidade de queda de árvores. A interdição abrange tanto a via rodoviária como a Ecopista.