O mercado automóvel cresceu 13,1% no primeiro trimestre, em Portugal, tendo sido colocados em circulação 68.520 novos veículos, com 16% dos ligeiros de passageiros novos a serem elétricos, adiantou a ACAP - Associação Automóvel de Portugal.
Num comunicado, a associação disse que, no mês de março, foram matriculados em Portugal 26.240 veículos automóveis, mais 6,7% do que no período homólogo.
Assim, “de janeiro a março de 2024, foram colocados em circulação 68.520 novos veículos, o que representou um aumento de 13,1% relativamente ao mesmo período do ano anterior”.
No que diz respeito aos veículos ligeiros de passageiros, entre janeiro e março de 2024, as matrículas “totalizaram 59.044 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 13,1% relativamente ao período homólogo de 2023”, enquanto em março foram “matriculados em Portugal 22.796 automóveis ligeiros de passageiros novos”, um aumento de 6,2% face ao mesmo mês de 2023.
A ACAP destacou que, no primeiro trimestre, 51,5% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos “eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos”.
Em particular, indicou, verifica-se que 16% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos. “Reportando-nos apenas ao mês de março, o peso dos elétricos foi de 16,4% do mercado”, disse a ACAP.
Por outro lado, no que diz respeito aos ligeiros de mercadorias, o mercado registou, no terceiro mês de 2024, uma evolução positiva de 17% face ao mês homólogo, atingindo 2.843 unidades matriculadas.
“Em termos acumulados, o mercado atingiu 7.591 unidades, o que representou um aumento de 14,1% face ao mesmo período do ano de 2023”, indicou ainda a ACAP.
A associação deu ainda conta dos veículos pesados (de passageiros e de mercadorias), indicando que, em março, “verificou-se uma queda de 12,8% em relação ao mês homólogo de 2023, tendo sido comercializados 601 veículos desta categoria”.
Já no primeiro trimestre de 2024 “as matrículas desta categoria totalizaram 1.885 unidades, o que representou um aumento do mercado de 9,5% relativamente ao mesmo período de 2023”, rematou.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.