O mercado automóvel cresceu 13,1% no primeiro trimestre, em Portugal, tendo sido colocados em circulação 68.520 novos veículos, com 16% dos ligeiros de passageiros novos a serem elétricos, adiantou a ACAP - Associação Automóvel de Portugal.
Num comunicado, a associação disse que, no mês de março, foram matriculados em Portugal 26.240 veículos automóveis, mais 6,7% do que no período homólogo.
Assim, “de janeiro a março de 2024, foram colocados em circulação 68.520 novos veículos, o que representou um aumento de 13,1% relativamente ao mesmo período do ano anterior”.
No que diz respeito aos veículos ligeiros de passageiros, entre janeiro e março de 2024, as matrículas “totalizaram 59.044 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 13,1% relativamente ao período homólogo de 2023”, enquanto em março foram “matriculados em Portugal 22.796 automóveis ligeiros de passageiros novos”, um aumento de 6,2% face ao mesmo mês de 2023.
A ACAP destacou que, no primeiro trimestre, 51,5% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos “eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos”.
Em particular, indicou, verifica-se que 16% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos. “Reportando-nos apenas ao mês de março, o peso dos elétricos foi de 16,4% do mercado”, disse a ACAP.
Por outro lado, no que diz respeito aos ligeiros de mercadorias, o mercado registou, no terceiro mês de 2024, uma evolução positiva de 17% face ao mês homólogo, atingindo 2.843 unidades matriculadas.
“Em termos acumulados, o mercado atingiu 7.591 unidades, o que representou um aumento de 14,1% face ao mesmo período do ano de 2023”, indicou ainda a ACAP.
A associação deu ainda conta dos veículos pesados (de passageiros e de mercadorias), indicando que, em março, “verificou-se uma queda de 12,8% em relação ao mês homólogo de 2023, tendo sido comercializados 601 veículos desta categoria”.
Já no primeiro trimestre de 2024 “as matrículas desta categoria totalizaram 1.885 unidades, o que representou um aumento do mercado de 9,5% relativamente ao mesmo período de 2023”, rematou.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.