D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, reagiu à morte do Papa Francisco, com mensagem muito sentida.

Caros Diocesanos,
Queridas irmãs e irmãos,
A notícia que nos acordou estremece-nos: faleceu o Papa Francisco. Relata o Evangelho de hoje que Maria Madalena e a outra Maria, tendo ido ao sepulcro, se afastavam a toda a pressa, “cheias de temor e de grande alegria”. De facto, no coração da Páscoa existe, em simultâneo, tristeza e alegria, trauma e esperança, medo e entrega. E, assim, está, também, o nosso coração. E tudo o que dele nasce, neste momento, só se pode resumir em três palavras: Obrigado Santo Padre! Obrigado pelas periferias! Obrigado pelo sorriso! Obrigado pelas vezes em que nos visitou! Obrigado por nos recordar que o mundo é uma casa comum, e não um campo de batalha! Obrigado, pelos alertas de que a “a cultura do bem-estar” nos faz viver “em bolhas de sabão”! Obrigado, por nos ensinar que perdoar é decidir “não continuar a injetar na sociedade a energia da vingança”! Obrigado por nos relembrar que “se o direito de cada um não está ordenado para o bem maior”, este acaba por se “tornar fonte de conitos e violência”! Obrigado por abrir caminhos, pela Sinodalidade, pela fraternidade! Obrigado pelas vezes que nos reconciliou uns com os outros! Obrigado por nos ter pegado pela mão, por nos enviar a escutar o coração dos nossos irmãos, por falar de Jesus como um amigo! Obrigado por “todos, todos, todos”!
Queridas irmãs e irmãos, num mundo que nos parece tão dividido e violento, o Papa Francisco ensinou-nos o poder da fragilidade. Hoje, regressando à casa do Pai, essa fragilidade toma a forma de um abraço. Não só nosso, mas, também, de Deus. O Papa, sabemo-lo bem, não é um simples chefe, nem um mero líder. Não é um pai, nem um irmão. Muito embora o sintamos, tantas vezes, como tal. Não é um presidente, um rei ou um sábio. O Papa é o Papa. E o Papa é o melhor de nós todos. Não deixa heranças. Não deixa legados. Deixa tarefas. Deixa-nos a Igreja. Deixa-nos os conns do mundo.
Durante o seu ponticado, o Papa Francisco convidou-nos a “caminhar juntos”. Também neste momento não podemos fazer de outro modo. Assim sendo, pedia que, em todas e cada um das nossas comunidades, amanhã, pelas 12:00, os sinos tocassem levando até Deus as nossas orações pelo Santo Padre. Mas, de igual forma, queria pedir a participação de “todos, todos, todos”, para a Eucaristia que, no dia 24 de Abril, pelas 18:00, celebrarei na Sé de Viana, em oração pelo nosso querido Papa Francisco.
A sua primeira viagem foi a Lampedusa, para alertar para as “rotas de morte”, e “despertar consciências” para o drama das migrações. A última foi a Prisão Regina Coeli, onde olhou, olhos nos olhos, para aqueles que, tantas e tantas vezes, não têm rosto. Entre Lampedusa e Regina Coeli, ca-nos sorrisos e lagrimas. Que elas possam ser sempre lagrimas e sorrisos pascais.
Viana do Castelo prepara-se para receber um fim de semana marcado por uma intensa atividade desportiva, com provas e iniciativas que abrangem modalidades tão distintas como o windsurf, hóquei em patins, atletismo, BTT, caminhada, motorizados e atividades em família.
A Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo, promove no próximo dia 6 de julho, entre as 18h30 e as 20h00, mais uma edição do ESM Open Day, uma iniciativa destinada a dar a conhecer a oferta educativa da escola a alunos, encarregados de educação e à comunidade.
Viana do Castelo dá amanhã, sábado, 27 de junho, o arranque oficial às comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, com um conjunto de cerimónias institucionais que assinalam o início de uma semana de iniciativas abertas ao público.
A Seleção Portuguesa de futebol teve quase sempre grandes jogadores. Ao longo dos anos, Portugal teve extremos rápidos, médios criativos, avançados de qualidade, bons defesas e bons guarda-redes. Talento nunca foi o maior problema.
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, recuperou esta quinta-feira, 25 de junho, diverso material furtado no concelho de Monção, no âmbito de uma investigação relacionada com um furto ocorrido no passado dia 22 de junho.
O Festival de Música Terras de Cervaria regressa a Vila Nova de Cerveira para a sua segunda edição, afirmando-se como uma proposta cultural diferenciadora que alia património, identidade territorial e inovação artística. A apresentação oficial do evento decorreu esta quinta-feira, no Palco das Artes.
O Pavilhão José Natário recebe, a partir de hoje, sexta-feira, e até domingo, a Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026, reunindo oito das melhores equipas nacionais do escalão na luta pelo título.