D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, reagiu à morte do Papa Francisco, com mensagem muito sentida.
Caros Diocesanos,
Queridas irmãs e irmãos,
A notícia que nos acordou estremece-nos: faleceu o Papa Francisco. Relata o Evangelho de hoje que Maria Madalena e a outra Maria, tendo ido ao sepulcro, se afastavam a toda a pressa, “cheias de temor e de grande alegria”. De facto, no coração da Páscoa existe, em simultâneo, tristeza e alegria, trauma e esperança, medo e entrega. E, assim, está, também, o nosso coração. E tudo o que dele nasce, neste momento, só se pode resumir em três palavras: Obrigado Santo Padre! Obrigado pelas periferias! Obrigado pelo sorriso! Obrigado pelas vezes em que nos visitou! Obrigado por nos recordar que o mundo é uma casa comum, e não um campo de batalha! Obrigado, pelos alertas de que a “a cultura do bem-estar” nos faz viver “em bolhas de sabão”! Obrigado, por nos ensinar que perdoar é decidir “não continuar a injetar na sociedade a energia da vingança”! Obrigado por nos relembrar que “se o direito de cada um não está ordenado para o bem maior”, este acaba por se “tornar fonte de conitos e violência”! Obrigado por abrir caminhos, pela Sinodalidade, pela fraternidade! Obrigado pelas vezes que nos reconciliou uns com os outros! Obrigado por nos ter pegado pela mão, por nos enviar a escutar o coração dos nossos irmãos, por falar de Jesus como um amigo! Obrigado por “todos, todos, todos”!
Queridas irmãs e irmãos, num mundo que nos parece tão dividido e violento, o Papa Francisco ensinou-nos o poder da fragilidade. Hoje, regressando à casa do Pai, essa fragilidade toma a forma de um abraço. Não só nosso, mas, também, de Deus. O Papa, sabemo-lo bem, não é um simples chefe, nem um mero líder. Não é um pai, nem um irmão. Muito embora o sintamos, tantas vezes, como tal. Não é um presidente, um rei ou um sábio. O Papa é o Papa. E o Papa é o melhor de nós todos. Não deixa heranças. Não deixa legados. Deixa tarefas. Deixa-nos a Igreja. Deixa-nos os conns do mundo.
Durante o seu ponticado, o Papa Francisco convidou-nos a “caminhar juntos”. Também neste momento não podemos fazer de outro modo. Assim sendo, pedia que, em todas e cada um das nossas comunidades, amanhã, pelas 12:00, os sinos tocassem levando até Deus as nossas orações pelo Santo Padre. Mas, de igual forma, queria pedir a participação de “todos, todos, todos”, para a Eucaristia que, no dia 24 de Abril, pelas 18:00, celebrarei na Sé de Viana, em oração pelo nosso querido Papa Francisco.
A sua primeira viagem foi a Lampedusa, para alertar para as “rotas de morte”, e “despertar consciências” para o drama das migrações. A última foi a Prisão Regina Coeli, onde olhou, olhos nos olhos, para aqueles que, tantas e tantas vezes, não têm rosto. Entre Lampedusa e Regina Coeli, ca-nos sorrisos e lagrimas. Que elas possam ser sempre lagrimas e sorrisos pascais.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.