D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, reagiu à morte do Papa Francisco, com mensagem muito sentida.
Caros Diocesanos,
Queridas irmãs e irmãos,
A notícia que nos acordou estremece-nos: faleceu o Papa Francisco. Relata o Evangelho de hoje que Maria Madalena e a outra Maria, tendo ido ao sepulcro, se afastavam a toda a pressa, “cheias de temor e de grande alegria”. De facto, no coração da Páscoa existe, em simultâneo, tristeza e alegria, trauma e esperança, medo e entrega. E, assim, está, também, o nosso coração. E tudo o que dele nasce, neste momento, só se pode resumir em três palavras: Obrigado Santo Padre! Obrigado pelas periferias! Obrigado pelo sorriso! Obrigado pelas vezes em que nos visitou! Obrigado por nos recordar que o mundo é uma casa comum, e não um campo de batalha! Obrigado, pelos alertas de que a “a cultura do bem-estar” nos faz viver “em bolhas de sabão”! Obrigado, por nos ensinar que perdoar é decidir “não continuar a injetar na sociedade a energia da vingança”! Obrigado por nos relembrar que “se o direito de cada um não está ordenado para o bem maior”, este acaba por se “tornar fonte de conitos e violência”! Obrigado por abrir caminhos, pela Sinodalidade, pela fraternidade! Obrigado pelas vezes que nos reconciliou uns com os outros! Obrigado por nos ter pegado pela mão, por nos enviar a escutar o coração dos nossos irmãos, por falar de Jesus como um amigo! Obrigado por “todos, todos, todos”!
Queridas irmãs e irmãos, num mundo que nos parece tão dividido e violento, o Papa Francisco ensinou-nos o poder da fragilidade. Hoje, regressando à casa do Pai, essa fragilidade toma a forma de um abraço. Não só nosso, mas, também, de Deus. O Papa, sabemo-lo bem, não é um simples chefe, nem um mero líder. Não é um pai, nem um irmão. Muito embora o sintamos, tantas vezes, como tal. Não é um presidente, um rei ou um sábio. O Papa é o Papa. E o Papa é o melhor de nós todos. Não deixa heranças. Não deixa legados. Deixa tarefas. Deixa-nos a Igreja. Deixa-nos os conns do mundo.
Durante o seu ponticado, o Papa Francisco convidou-nos a “caminhar juntos”. Também neste momento não podemos fazer de outro modo. Assim sendo, pedia que, em todas e cada um das nossas comunidades, amanhã, pelas 12:00, os sinos tocassem levando até Deus as nossas orações pelo Santo Padre. Mas, de igual forma, queria pedir a participação de “todos, todos, todos”, para a Eucaristia que, no dia 24 de Abril, pelas 18:00, celebrarei na Sé de Viana, em oração pelo nosso querido Papa Francisco.
A sua primeira viagem foi a Lampedusa, para alertar para as “rotas de morte”, e “despertar consciências” para o drama das migrações. A última foi a Prisão Regina Coeli, onde olhou, olhos nos olhos, para aqueles que, tantas e tantas vezes, não têm rosto. Entre Lampedusa e Regina Coeli, ca-nos sorrisos e lagrimas. Que elas possam ser sempre lagrimas e sorrisos pascais.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.