Logo
Regional

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

15 Julho, 2024 | 10:24
Partilhar
D. João Lavrador - Bispo da Diocese de Viana do Castelo
1 min. leitura

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Foi, por isso, com enorme mágoa e tristeza que, no último dia do Jubigo, nos chegou a notícia da morte trágica de 4 jovens, entre os 18 e os 19 anos, num acidente em Melgaço.
Neste contexto de enorme sofrimento, a nossa primeira palavra não pode deixar de ser de proximidade e carinho para com as famílias, amigos e paróquias deste jovens, num momento de dor tão profunda, como violenta.
Durante o últimos dias, durante o JubiGo, disse aos jovens que Deus os chama pelo nome, e que Ele tem grandes sonhos para cada um deles. A morte do Cláudio, da Rita, da Sara e do Gabriel parece quebrar esse grande oceano de promessas que Deus nos faz, e faz-nos sentir perdidos no meio das águas.
Por isso, diante desta morte, penso muito naquilo que Dostoievski escreveu, quando evocou que “a morte de um jovem dá vontade de devolver ao universo o meu bilhete de entrada” no mundo. Mas, simultaneamente, não deixo de acreditar que, em Cristo, a vida é capaz de se transformar e renovar em aurora e ressurreição, ainda que no meio dos contextos mais dramáticos e sem sentido.
Permitam-me, ainda, uma palavra para a Inês e a Paula, e suas respetivas famílias e amigos, a quem dirijo os meus mais sinceros votos de recuperação, e a quem apresento, também, a minha maior amizade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova investimento de 650 mil euros no transporte escolar para 390 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclista vianense Daniel Moreira convocado para o Mundial de Ciclismo no Ruanda

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.

Nacional 18 Setembro, 2025

Sistema informático do SNS já está a funcionar após falha nacional

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Regional 18 Setembro, 2025

Polícia Judiciária deteve incendiário de Viana do Castelo

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclistas galegos e portugueses juntam-se no II BTT Transibérico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.

Regional 18 Setembro, 2025

União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmente dívida de 400 mil euros

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.

Internacional 18 Setembro, 2025

Megaoperação da PJ em várias regiões do país leva à detenção de 64 suspeitos por burlas de 14 milhões de euros

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.