Entre 18 de dezembro de 2024 e 02 de janeiro de 2025, foram registados menos 502 acidentes que no período homólogo anterior, mas as vítimas mortais foram mais cinco, os feridos graves mais oito e os feridos ligeiros (1.692) mais 13, anunciaram a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR, em comunicado conjunto para fazer o balanço da campanha de segurança rodoviária "O melhor presente é estar presente".
De acordo com os dados hoje divulgados, face ao período homólogo de 2023/2024, a sinistralidade rodoviária teve um aumento de 25% no número de vítimas mortais, de 7,5% no número de feridos graves e de 0,8% no número de feridos ligeiros, mas teve uma diminuição de 8,4% no número de acidentes.
As 25 vítimas mortais resultaram de acidentes nos distritos de Aveiro (dois mortos), Beja (um morto), Braga (dois mortos), Castelo Branco (um morto), Faro (três mortos), Guarda (um morto), Leiria (três mortos), Lisboa (seis mortos), Porto (um morto), Santarém (dois mortos), Setúbal (dois mortos) e Viseu (um morto).
Nos restantes seis distritos do continente — Bragança, Coimbra, Évora, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real — bem como nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, “o objetivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido”, refere o comunicado.
Nos acidentes com vítimas mortais predominaram os despistes, que envolveram oito veículos ligeiros, sete motociclos, um quadriciclo e um veículo agrícola.
Houve ainda seis colisões, que envolveram nove veículos ligeiros, dois motociclos e dois velocípedes, assim como três atropelamentos, que envolveram igual número de veículos ligeiros e que originaram três mortos.
Das 25 vítimas mortais, 21 eram do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com idades entre os 19 e 76 anos, referem os dados.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
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A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
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