No próximo dia 12 de abril, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 17.00 horas, é apresentado o livro “Memórias e Correspondência de um Combatente - A Guerra de 14”, de Maria de Fátima Passos da Silva. A apresentação estará a cargo de Miguel Nunes Ramalho. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Regionais.
O Capitão Vicente Leonardo José da Silva, nascido em Viana do Castelo, na década de oitenta do séc. XIX, participou na frente da Primeira Guerra Mundial, na Flandres, incorporado no batalhão de Infantaria 9, deixando registadas as suas memórias e uma vasta correspondência que se encontra reunida no livro organizado por Maria de Fátima Passos da Silva e prefaciado por Adriano Moreira. A edição será apresentada por Miguel Nunes Ramalho, licenciado e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa. Doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais, numa parceria da Academia Militar e do ISCTE/IUL, Miguel Ramalho é autor de vários livros sobre a história militar e política, tendo desempenhado missões como Observador da União Europeia, Nações Unidas e OSCE em vários processos eleitorais na Europa e na África.
O evento conta com uma breve intervenção do Coro do Centro de Estudos Regionais e a leitura de excertos por Teresa Henrique Ramalho, professora do Ensino Secundário e autora de livros de contos.
A entrada é livre
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.