No próximo dia 12 de abril, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 17.00 horas, é apresentado o livro “Memórias e Correspondência de um Combatente - A Guerra de 14”, de Maria de Fátima Passos da Silva. A apresentação estará a cargo de Miguel Nunes Ramalho. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Regionais.
O Capitão Vicente Leonardo José da Silva, nascido em Viana do Castelo, na década de oitenta do séc. XIX, participou na frente da Primeira Guerra Mundial, na Flandres, incorporado no batalhão de Infantaria 9, deixando registadas as suas memórias e uma vasta correspondência que se encontra reunida no livro organizado por Maria de Fátima Passos da Silva e prefaciado por Adriano Moreira. A edição será apresentada por Miguel Nunes Ramalho, licenciado e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa. Doutorado em História, Defesa e Relações Internacionais, numa parceria da Academia Militar e do ISCTE/IUL, Miguel Ramalho é autor de vários livros sobre a história militar e política, tendo desempenhado missões como Observador da União Europeia, Nações Unidas e OSCE em vários processos eleitorais na Europa e na África.
O evento conta com uma breve intervenção do Coro do Centro de Estudos Regionais e a leitura de excertos por Teresa Henrique Ramalho, professora do Ensino Secundário e autora de livros de contos.
A entrada é livre
Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.
O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.
O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.