Em ano de aumento de vagas e de cursos no ensino superior o Instituto Politécnico de Viana do Castelo registou o preenchimento de quase 75 % das vagas disponibilizadas, ou seja, das 1062 vagas disponibilizadas ficaram preenchidas 790, transitando para a segunda fase do concurso nacional de acesso 281.
Dos 26 cursos 14 ficaram com a totalidade das vagas preenchidas o que corresponde a 60,26% das vagas postas a concurso. O IPVC tem registado nos últimos 3 anos um aumento significativo no preenchimento de vagas. Em 2021 preencheu 67% e em 2022 quase 75 %.
O número de alunos que colocam o IPVC como primeira opção tem igualmente vindo a aumentar, tendo neste concurso sido opção de 530 dos 790 colocados.
Poderia escolher qualquer instituição de ensino superior para dar continuidade aos seus estudos, mas colocou o Politécnico de Viana do Castelo como primeira opção. Com média de 19.80 Blake Isaac, entrou no curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do IPVC. “Escolhi o curso de Artes do Politécnico de Viana do Castelo por diversos fatores entre eles o facto de ter uma estrutura curricular que me agradou. Poderia ter ido para as Belas Artes no Porto, mas gostei mais do curso no IPVC”. O estudante, que vive em Braga, explica que “andei a pesquisar e percebi que os cursos de arte no Politécnico de Viana do Castelo são muito conceituados. E isso foi mais um fator que me levou a colocar o IPVC como primeira opção”.
A proximidade geográfica foi para Isaac outro fator importante na hora de tomar a decisão. “Viana do Castelo fica próximo de Braga e isso também foi um fator que tive em conta no momento de fazer a minha escolha.”
O curso de Enfermagem Veterinária regista a segunda melhor nota de entrada com 18,20 e Educação Básica com 17,91.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.