Melgaço inaugura, no próximo dia 18 de junho, pelas 11h00, a nova residência estudantil resultante da adaptação da antiga Pousada de Juventude. A intervenção visou promover melhores condições para os estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do IPVC e responder às exigências do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES).
O investimento totalizou cerca de 580 mil euros, cofinanciado em 75% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do PNAES, promovido pela Agência Nacional Erasmus+, sendo os remanescentes 25% assegurados pelo Município de Melgaço.
Com esta intervenção, o concelho passa a dispor de 38 novas camas regulamentares para estudantes – em cumprimento com o novo regime dos alojamentos para estudantes do ensino superior aprovado em janeiro de 2022, reforçando a capacidade de acolhimento da vila e proporcionando melhores condições de conforto, acessibilidade e inclusão.
«Esta intervenção vai além da melhoria das condições de alojamento. Representa um investimento estratégico na sustentabilidade ambiental, na transição energética e na valorização da nossa comunidade académica», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista.
A obra incluiu a correção de patologias estruturais, como infiltrações e humidades, bem como a renovação substancial dos sistemas de AVAC, instalação de bombas de calor e painéis fotovoltaicos para autoconsumo, substituindo caldeiras a gás por soluções mais eficientes.
Com estas melhorias, Melgaço terá um edifício mais resiliente no contexto das alterações climáticas (que atualmente vivemos), prevendo-se uma redução de 43,8% no consumo de energia primária e de 57,2% nas emissões de CO₂, contribuindo, assim, para a transição energética e para a sustentabilidade financeira e ambiental da infraestrutura.
O edifício passa também a dispor de um quiosque digital de apoio aos estudantes, com acesso à plataforma SAS Social, onde será possível reservar refeições, gerir transportes, solicitar manutenção, efetuar pagamentos e aceder a serviços administrativos.
Este projeto integra um acordo tripartido celebrado em 2021, que permitiu a cedência do edifício da Pousada de Juventude ao Município de Melgaço por parte da Movijovem, tendo posteriormente sido cedido aos Serviços de Ação Social do IPVC para funcionamento como residência estudantil.
Esta é a segunda infraestrutura de alojamento estudantil criada no concelho com apoio do PNAES, juntando-se à antiga escola primária de Prado, já convertida e operacional, com 21 camas.
Assim, com a inauguração destas obras de reabilitação, Melgaço terá agora 59 camas disponíveis para alunos da ESDL, que cumprem o novo regime do alojamento para estudantes.
A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.
A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.
A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.
Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.
O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.
Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.