À descoberta do Natal, em Melgaço, arranja já este sábado, 2 de dezembro, com a exposição coletiva “Cercolartes VII”, acompanhada de um momento musical com os “The Partisan Seed”. A programação natalícia prolonga-se até ao dia 12 de janeiro e promete diversão para miúdos e graúdos.
A exposição “Cercolartes VII” estará em exibição para toda a comunidade até ao dia 12 de janeiro, na Casa da Cultura.
A inauguração da iluminação de Natal, acontecerá a 7 de dezembro, pelas 18h00, no Largo Hermenegildo Solheiro.
A 10 de dezembro, terá lugar a Melgaço Vintage, uma feira de antiguidades, velharias, artesanato e artigos em segunda mão. A iniciativa, que acontece no Largo Hermenegildo Solheiro, entre as 10h00 e as 17h00, para além de dinamizar o comércio de rua pretende também promover a proteção do ambiente ao evitar excessos de produção.
Em exclusivo para a comunidade escolar de Melgaço e para os Centros de Dia, no dia 12 de dezembro, será dinamizado um Teatro de Natal, que terá lugar na Casa da Cultura.
O cinema terá lugar na programação com duas sessões, a acontecer na Casa da Cultura: a 16 de dezembro, pelas 10h30, será exibido o filme “Wish: O Poder Dos Desejos”, indicado para crianças maiores de 6 anos e a 30 de dezembro, pelas 21h30, será exibido o filme “Wonka”, indicado para crianças maiores de 12 anos. Os bilhetes estarão disponíveis na Casa de Cultura de Melgaço, no valor de 3 euros cada.
Ainda no dia 16 de dezembro, pelas 11h00, acontece a descida de rafting pelo Pai Natal. “Sendo Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal e o rafting uma das principais atrações para os amantes de desporto de aventura, o Pai Natal não poderia chegar de outra forma”, realçou o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
A animação continuará a 17 de dezembro, com a VI Gala de Natal “Melgaço em Patins”. A atividade, promovida pela Associação Melgaço em Patins acontecerá no Centro de Estágios de Melgaço. No dia 19 de dezembro haverá ainda um workshop “Casinhas de Gengibre”, dinamizado por Cátia Domingues. A iniciativa é gratuita e acontece na Casa da Cultura, pelas 14h30. A participação carece de inscrição obrigatória até dia ao dia 15 de dezembro, através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt.
A 20 de dezembro, a freguesia de Penso volta a sair à rua ao anoitecer para celebrar a Alumiada a São Tomé, em diferentes locais daquela localidade. Destinado à comunidade infantil, no dia seguinte, pelas 14h30, haverá “Um Conto de Natal” com a obra “O Melhor Presente de Natal”, de Ben Mantle. A iniciativa é de entrada livre e acontece na Casa da Cultura.
A dança também fará parte do programa de Natal: no dia 22 de dezembro, a Gala de Natal da Melgaço Dance Center promete encher de brilho e cor o Centro de Estágios de Melgaço. O evento é de entrada livre e acontecerá pelas 21h00.
A autarquia preparou ainda um momento de animação itinerante pelas ruas da vila: no dia 23 de dezembro, pelas 15h00, será possível assistir à Parada de Natal.
Consulte a programação na íntegra aqui:

As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.