À descoberta do Natal, em Melgaço, arranja já este sábado, 2 de dezembro, com a exposição coletiva “Cercolartes VII”, acompanhada de um momento musical com os “The Partisan Seed”. A programação natalícia prolonga-se até ao dia 12 de janeiro e promete diversão para miúdos e graúdos.
A exposição “Cercolartes VII” estará em exibição para toda a comunidade até ao dia 12 de janeiro, na Casa da Cultura.
A inauguração da iluminação de Natal, acontecerá a 7 de dezembro, pelas 18h00, no Largo Hermenegildo Solheiro.
A 10 de dezembro, terá lugar a Melgaço Vintage, uma feira de antiguidades, velharias, artesanato e artigos em segunda mão. A iniciativa, que acontece no Largo Hermenegildo Solheiro, entre as 10h00 e as 17h00, para além de dinamizar o comércio de rua pretende também promover a proteção do ambiente ao evitar excessos de produção.
Em exclusivo para a comunidade escolar de Melgaço e para os Centros de Dia, no dia 12 de dezembro, será dinamizado um Teatro de Natal, que terá lugar na Casa da Cultura.
O cinema terá lugar na programação com duas sessões, a acontecer na Casa da Cultura: a 16 de dezembro, pelas 10h30, será exibido o filme “Wish: O Poder Dos Desejos”, indicado para crianças maiores de 6 anos e a 30 de dezembro, pelas 21h30, será exibido o filme “Wonka”, indicado para crianças maiores de 12 anos. Os bilhetes estarão disponíveis na Casa de Cultura de Melgaço, no valor de 3 euros cada.
Ainda no dia 16 de dezembro, pelas 11h00, acontece a descida de rafting pelo Pai Natal. “Sendo Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal e o rafting uma das principais atrações para os amantes de desporto de aventura, o Pai Natal não poderia chegar de outra forma”, realçou o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
A animação continuará a 17 de dezembro, com a VI Gala de Natal “Melgaço em Patins”. A atividade, promovida pela Associação Melgaço em Patins acontecerá no Centro de Estágios de Melgaço. No dia 19 de dezembro haverá ainda um workshop “Casinhas de Gengibre”, dinamizado por Cátia Domingues. A iniciativa é gratuita e acontece na Casa da Cultura, pelas 14h30. A participação carece de inscrição obrigatória até dia ao dia 15 de dezembro, através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt.
A 20 de dezembro, a freguesia de Penso volta a sair à rua ao anoitecer para celebrar a Alumiada a São Tomé, em diferentes locais daquela localidade. Destinado à comunidade infantil, no dia seguinte, pelas 14h30, haverá “Um Conto de Natal” com a obra “O Melhor Presente de Natal”, de Ben Mantle. A iniciativa é de entrada livre e acontece na Casa da Cultura.
A dança também fará parte do programa de Natal: no dia 22 de dezembro, a Gala de Natal da Melgaço Dance Center promete encher de brilho e cor o Centro de Estágios de Melgaço. O evento é de entrada livre e acontecerá pelas 21h00.
A autarquia preparou ainda um momento de animação itinerante pelas ruas da vila: no dia 23 de dezembro, pelas 15h00, será possível assistir à Parada de Natal.
Consulte a programação na íntegra aqui:

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.