Logo
Regional

Melgaço recebe Prova Internacional para a Taça de Portugal de BTT

3 Fevereiro, 2023 | 9:24
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Melgaço acolhe, nos dias 4 e 5 de março, a "IV BTT XCO VILA DE MELGAÇO", prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO CREDIBOM 2023 e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design. As inscrições decorrem até dia 3 de março, no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO CREDIBOM 2023 e para o Campeonato do Minho de BTT XCO–POPP Design acontece nos dias 4 e 5 de março.

A disputar num circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, com todas as condições de segurança, o percurso será bastante diversificado com subidas duras, rock gardens, saltos, descidas técnicas e demais atrativos para que o espetáculo e divertimento estejam garantidos.

 O programa prevê treinos no sábado, dia 4 de março, entre as 10h00 e as 17h30, realizando-se a competição no domingo, dia 5 de março. Pelas 9h00 será dada a partida para a primeira corrida (cadetes masculinos e femininos) e pelas 10h15 realiza-se a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e para todas as categorias femininas. Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h30, enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.

A cerimónia protocolar das provas das categorias cadetes masculinos e femininos, juniores (masculinos) e todas categorias femininas, masters masculinos e paraciclismo masculino acontece pelas 13h45. O evento termina pelas 16h30 com a cerimónia protocolar das corridas elites, sub 23 masculinas e femininas, e equipas.

A iniciativa é promovida em conjunto pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM e pelo Município de Melgaço, e conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, da Federação Portuguesa de Ciclismo, do Credibom, da Cision, da POPP Design, da Strong Speed, da Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, da Arrecadações da Quintã, da Polisport, da Seg3 – Mediação de Seguros e da Bike – Tudo sobre o mundo do BTT.

Em setembro de 2022 o Município de Melgaço recebeu a confirmação de que o Campeonato da Europa de XCO de 2025 acontecerá em Melgaço.

“As condições de excelência para a prática de ciclismo de estrada e de montanha que temos permitirão a realização do Campeonato da Europa de XCO de 2025.», afirma o autarca melgacense, Manoel Batista, também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT, salientando que «Melgaço, é hoje, um destino de eleição em termos do produto turismo desportivo. O Desporto é um dos principais ativos estratégicos, ancorado nas condições naturais que temos, mas também na infraestrutura ímpar que é o nosso Centro de Estágios que, em 2004, foi oficializado pela UEFA e selecionado para centro de treinos para o Euro 2004. Com equipamentos desportivos homologados, de elevado nível de qualidade, esta infraestrutura está preparada para receber atletas de diversas modalidades e de todos os níveis de competição, tal como tem acontecido.”

A organização deste evento foi alvo de candidatura do nosso Município, da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova.

Em julho de 2022 uma delegação da UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo e da UEC – European Cycling Union esteve no concelho para avaliar os recursos de que Melgaço dispunha para tal evento, comprovando que Melgaço tem de facto condições de excelência para a realização do evento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Dezembro, 2025

Escola de Hotelaria de Viana do Castelo lança Curso de Bartender

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.

Regional 5 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana abre candidaturas para pós-graduação em Economia Azul Sustentável

O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça aposta na economia azul e energias renováveis

Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.

Regional 5 Dezembro, 2025

Presépio da PSP de Viana do Castelo abre portas à comunidade

O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.

Regional 5 Dezembro, 2025

Viana do Castelo abre as portas ao Natal com “Christmas Silent Party”

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.

Desporto 5 Dezembro, 2025

Vitória de Guimarães garante presença na ‘final four’ da Taça da Liga após triunfo no Dragão

O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.

Política 5 Dezembro, 2025

Marques Mendes afasta modelo “decorativo” e promete Presidência de “ação” em Monção

Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.