Melgaço vai receber, no próximo dia 18 de outubro, a nona edição do Ciclocrosse de Melgaço, competição que abre a Taça de Portugal de Ciclocrosse 2025 e que integra novamente o calendário internacional UCI, com a classificação C1.
A prova, organizada pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., em parceria com a Câmara Municipal de Melgaço, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho, decorrerá no circuito técnico e exigente do Centro de Estágios de Melgaço, com 2.990 metros de extensão.
O evento, pontuável também para o Campeonato do Minho CRO – POPP Design, contará com atletas nacionais e internacionais, distribuídos pelas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19, Sub-23, Elites, Masters, Paraciclismo e Open, masculinas e femininas.
As inscrições decorrem até às 23h59 de 15 de outubro, em www.fpciclismo.pt, sendo possível inscrever-se ainda até 12h00 de 17 de outubro, com penalização.
O programa arranca na sexta-feira, 17 de outubro, com treinos livres a partir das 09h00. As provas oficiais terão lugar no sábado, a partir das 09h00, prolongando-se ao longo do dia, com várias corridas e a Cerimónia Protocolar de entrega de prémios.
Com este evento, Melgaço reforça a sua posição como destino de referência para a prática de desporto de natureza e competição internacional.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.