A Misericórdia de Melgaço vai investir mais de cinco milhões de euros na requalificação e ampliação de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) para responder às necessidade e garantir a sustentabilidade da instituição, disse hoje o provedor.
“É o maior investimento da história da Misericórdia de Melgaço. Além da necessidade de aumentar as respostas à população, queremos acautelar a sustentabilidade da instituição”, afirmou Jorge Ribeiro.
Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, referiu que o investimento de mais de cinco milhões de euros inclui “as duas empreitadas, os projetos, os equipamentos e mobiliário para apetrechar os dois lares”.
Com a remodelação e ampliação do lar Pereira de Sousa e do Cantinho dos Avós, a instituição irá criar “mais 10 postos de trabalho”.
Atualmente, em todos os serviços de apoio à terceira idade e infância, a Misericórdia tem 120 funcionários, o que a transforma “no maior empregador” de Melgaço.
O lar Pereira de Sousa “foi inaugurado há mais de 30 anos e desde então não sofreu obras de requalificação”.
A partir de setembro, o edifício vai ser “totalmente requalificado, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0), da Segurança Social”.
Com a empreitada de ampliação e remodelação, a ERPI – Lar Pereira de Sousa “vai ver a sua capacidade aumentada em mais 32 camas”.
Atualmente, “dispõe de 55 e, após a intervenção, com um prazo de execução de dois anos, passará a dispor de um total de 87 camas”.
A Misericórdia “candidatou ainda ao PARES 3.0 a ampliação da ERPI – O Cantinho dos Avós, obra que já foi adjudicada e está prestes a arrancar”. A “intervenção tem um prazo de execução de 18 meses”.
Nesta resposta, “a Misericórdia vai investir mais de 700 mil euros na ampliação das instalações, passando de 30 para 50 camas”.
“Estamos lotados, permanentemente. (…) Também estamos a colaborar com o Estado no programa das altas sociais, destinado a idosos que, quando têm alta hospitalar, não têm quem os acolha. Há uma necessidade muito grande nesta área”, afirmou Jorge Ribeiro.
No apoio à infância, a Santa Casa “dispõe de creche, a única no concelho, com 41 vagas, o infantário e Atividades de Tempo Livre (ATL), também único no concelho”.
“Há seis anos, tínhamos dificuldade em manter as respostas com uma lotação que permitisse manter todas salas abertas e o número de funcionários. Agora, verifica-se o contrário. Temos uma lista de espera de 35 crianças”, explicou o provedor.
Jorge Ribeiro justificou o aumento de procura com “a gratuitidade das creches e a chegada ao concelho de famílias de imigrantes, principalmente oriundas do Brasil”.
A “creche vai ser alvo, a partir de setembro, de obras de ampliação que vão duplicar o número de vagas, de 41 para 83”.
O prazo de execução da empreitada é de quatro meses, o investimento ronda os 200 mil euros, e é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.