A Misericórdia de Melgaço vai investir mais de cinco milhões de euros na requalificação e ampliação de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) para responder às necessidade e garantir a sustentabilidade da instituição, disse hoje o provedor.
“É o maior investimento da história da Misericórdia de Melgaço. Além da necessidade de aumentar as respostas à população, queremos acautelar a sustentabilidade da instituição”, afirmou Jorge Ribeiro.
Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, referiu que o investimento de mais de cinco milhões de euros inclui “as duas empreitadas, os projetos, os equipamentos e mobiliário para apetrechar os dois lares”.
Com a remodelação e ampliação do lar Pereira de Sousa e do Cantinho dos Avós, a instituição irá criar “mais 10 postos de trabalho”.
Atualmente, em todos os serviços de apoio à terceira idade e infância, a Misericórdia tem 120 funcionários, o que a transforma “no maior empregador” de Melgaço.
O lar Pereira de Sousa “foi inaugurado há mais de 30 anos e desde então não sofreu obras de requalificação”.
A partir de setembro, o edifício vai ser “totalmente requalificado, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0), da Segurança Social”.
Com a empreitada de ampliação e remodelação, a ERPI – Lar Pereira de Sousa “vai ver a sua capacidade aumentada em mais 32 camas”.
Atualmente, “dispõe de 55 e, após a intervenção, com um prazo de execução de dois anos, passará a dispor de um total de 87 camas”.
A Misericórdia “candidatou ainda ao PARES 3.0 a ampliação da ERPI – O Cantinho dos Avós, obra que já foi adjudicada e está prestes a arrancar”. A “intervenção tem um prazo de execução de 18 meses”.
Nesta resposta, “a Misericórdia vai investir mais de 700 mil euros na ampliação das instalações, passando de 30 para 50 camas”.
“Estamos lotados, permanentemente. (…) Também estamos a colaborar com o Estado no programa das altas sociais, destinado a idosos que, quando têm alta hospitalar, não têm quem os acolha. Há uma necessidade muito grande nesta área”, afirmou Jorge Ribeiro.
No apoio à infância, a Santa Casa “dispõe de creche, a única no concelho, com 41 vagas, o infantário e Atividades de Tempo Livre (ATL), também único no concelho”.
“Há seis anos, tínhamos dificuldade em manter as respostas com uma lotação que permitisse manter todas salas abertas e o número de funcionários. Agora, verifica-se o contrário. Temos uma lista de espera de 35 crianças”, explicou o provedor.
Jorge Ribeiro justificou o aumento de procura com “a gratuitidade das creches e a chegada ao concelho de famílias de imigrantes, principalmente oriundas do Brasil”.
A “creche vai ser alvo, a partir de setembro, de obras de ampliação que vão duplicar o número de vagas, de 41 para 83”.
O prazo de execução da empreitada é de quatro meses, o investimento ronda os 200 mil euros, e é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.