Logo
Regional

Melgaço: Investimento superior a 5 milhões de euros aumenta resposta em dois lares da Misericórdia

16 Agosto, 2023 | 15:03
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Misericórdia de Melgaço vai investir mais de cinco milhões de euros na requalificação e ampliação de duas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) para responder às necessidade e garantir a sustentabilidade da instituição, disse hoje o provedor.

“É o maior investimento da história da Misericórdia de Melgaço. Além da necessidade de aumentar as respostas à população, queremos acautelar a sustentabilidade da instituição”, afirmou Jorge Ribeiro.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, referiu que o investimento de mais de cinco milhões de euros inclui “as duas empreitadas, os projetos, os equipamentos e mobiliário para apetrechar os dois lares”.

Com a remodelação e ampliação do lar Pereira de Sousa e do Cantinho dos Avós, a instituição irá criar “mais 10 postos de trabalho”.

Atualmente, em todos os serviços de apoio à terceira idade e infância, a Misericórdia tem 120 funcionários, o que a transforma “no maior empregador” de Melgaço.

O lar Pereira de Sousa “foi inaugurado há mais de 30 anos e desde então não sofreu obras de requalificação”.

A partir de setembro, o edifício vai ser “totalmente requalificado, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.ª Geração (PARES 3.0), da Segurança Social”.

Com a empreitada de ampliação e remodelação, a ERPI – Lar Pereira de Sousa “vai ver a sua capacidade aumentada em mais 32 camas”.

Atualmente, “dispõe de 55 e, após a intervenção, com um prazo de execução de dois anos, passará a dispor de um total de 87 camas”.

A Misericórdia “candidatou ainda ao PARES 3.0 a ampliação da ERPI – O Cantinho dos Avós, obra que já foi adjudicada e está prestes a arrancar”. A “intervenção tem um prazo de execução de 18 meses”.

Nesta resposta, “a Misericórdia vai investir mais de 700 mil euros na ampliação das instalações, passando de 30 para 50 camas”.

“Estamos lotados, permanentemente. (…) Também estamos a colaborar com o Estado no programa das altas sociais, destinado a idosos que, quando têm alta hospitalar, não têm quem os acolha. Há uma necessidade muito grande nesta área”, afirmou Jorge Ribeiro.

No apoio à infância, a Santa Casa “dispõe de creche, a única no concelho, com 41 vagas, o infantário e Atividades de Tempo Livre (ATL), também único no concelho”.

“Há seis anos, tínhamos dificuldade em manter as respostas com uma lotação que permitisse manter todas salas abertas e o número de funcionários. Agora, verifica-se o contrário. Temos uma lista de espera de 35 crianças”, explicou o provedor.

Jorge Ribeiro justificou o aumento de procura com “a gratuitidade das creches e a chegada ao concelho de famílias de imigrantes, principalmente oriundas do Brasil”.

A “creche vai ser alvo, a partir de setembro, de obras de ampliação que vão duplicar o número de vagas, de 41 para 83”.

O prazo de execução da empreitada é de quatro meses, o investimento ronda os 200 mil euros, e é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Caminha assinala hoje o Dia Mundial do Cancro com iniciativa da Operação Nariz Vermelho

Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Nortaluga apoia comunidades afetadas pela Tempestade Kristin

A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

“Nadar em Família” celebra três anos e atrai cada vez mais participantes em Viana do Castelo

O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Três detidos em Viana do Castelo por condução sem carta

A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.