Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
O autarca social-democrata, que assumiu funções após vencer as eleições em outubro e pôr fim a 43 anos de gestão socialista, destacou ainda a existência de “20 milhões de euros de compromissos assumidos que transitam para o próximo orçamento”.
“Quando chegámos à Câmara, deparamo-nos com uma situação financeira preocupante, para não dizer catastrófica”, afirmou José Albano Domingues, justificando a decisão de cortar o apoio ao MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
O presidente admitiu que os resultados da auditoria interna superaram as suas expectativas, sobretudo no que diz respeito aos compromissos assumidos. “Relativamente a compromissos assumidos, [o resultado] é pior do que estava à espera. Não na parte do passivo, mas quanto aos compromissos que teremos que fazer transitar e que nos vinculam para o próximo exercício orçamental”, explicou.
A Câmara decidiu suspender o apoio ao MDOC, evento que contava com cerca de 140 mil euros de financiamento municipal. A organização do festival anunciou que a iniciativa não terá “continuidade em 2026” devido à falta de apoio da autarquia.
O orçamento da Câmara de Melgaço para 2025 está fixado em cerca de 37 milhões de euros, o que, segundo o presidente, torna necessário realizar cortes em algumas despesas e reavaliar compromissos assumidos.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.