Até ao dia 6 de maio, a Casa da Cultura de Melgaço tem patente a exposição “As Artes de Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho”. Trata-se de uma mostra de fotografias da autoria de Luís Borges e cuja organização está a cargo da "Associação de Pescadores do Rio Minho" (Pesqueiras) e do projeto "Raízes".
Com o objetivo de “documentar saberes, práticas e valores locais”, a exposição vem dar corpo à recente inscrição das pesqueiras do Rio Minho no Inventário Nacional do Património Imaterial. “Em abril de 2020 apresentámos a candidatura das pesqueiras do rio Minho ao registo nacional de património imaterial, cujo processo foi conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho. A 14 de setembro de 2022, e durante 30 dias, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um período de consulta pública para a inscrição das pesqueiras no Inventário Nacional do Património Imaterial. O anúncio de confirmação da integração foi publicado em Diário da República (DR) a 30 de novembro de 2022”, esclareceu a organização.

Futuramente, será ainda “lançado um livro alusivo às artes de pesca e serão organizados vários workshops para os pescadores sobre o fabrico artesanal das redes Botirão e Cabaceira”, realçou ainda a Associação Pesqueiras.

A exposição tem como parceiros as empresas Imagine Publicidade e Madebysea e conta com o apoio do Município de Melgaço.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.