Logo
Cultura

Melgaço “documenta” através de fotografias “As Artes de Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho”

29 Março, 2023 | 12:21
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Até ao dia 6 de maio, a Casa da Cultura de Melgaço tem patente a exposição “As Artes de Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho”. Trata-se de uma mostra de fotografias da autoria de Luís Borges e cuja organização está a cargo da "Associação de Pescadores do Rio Minho" (Pesqueiras) e do projeto "Raízes". 

Com o objetivo de “documentar saberes, práticas e valores locais”, a exposição vem dar corpo à recente inscrição das pesqueiras do Rio Minho no Inventário Nacional do Património Imaterial. “Em abril de 2020 apresentámos a candidatura das pesqueiras do rio Minho ao registo nacional de património imaterial, cujo processo foi conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho. A 14 de setembro de 2022, e durante 30 dias, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um período de consulta pública para a inscrição das pesqueiras no Inventário Nacional do Património Imaterial. O anúncio de confirmação da integração foi publicado em Diário da República (DR) a 30 de novembro de 2022”, esclareceu a organização.

Futuramente, será ainda “lançado um livro alusivo às artes de pesca e serão organizados vários workshops para os pescadores sobre o fabrico artesanal das redes Botirão e Cabaceira”, realçou ainda a Associação Pesqueiras.

A exposição tem como parceiros as empresas Imagine Publicidade e Madebysea e conta com o apoio do Município de Melgaço.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.