O Plano e Orçamento do Município de Melgaço para 2024 ascende os 34 milhões de euros, sendo cerca de 15 milhões para investimento, onde a grande fatia vai para as Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE), representando mais de 8 milhões de euros.
Segundo a autarquia, a proposta apresentada oferece estabilidade, confiança e compromisso. “Entramos no novo ano com a certeza de que continuamos a trilhar um caminho estratégico e bem definido para o concelho. Traçamos medidas que privilegiam as necessidades das pessoas, das famílias, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, medidas de apoio e de alavanca para os agentes económicos, de atratividade ao tecido empresarial, sempre com a ambição de continuar a pensar e a construir um Melgaço cada vez mais sustentável, competitivo, coeso e inovador”, considerou o presidente do Município de Melgaço, Manoel Batista.
A Habitação representa a segunda grande aposta de Melgaço para o próximo ano: 3,65% do orçamento, num total de cerca de 1.250 000 milhões de euros. Segue-se a Manutenção da Rede Viária Municipal – 2,34%; o Gabinete Técnico Florestal – 2,15%; a Rede de Infraestruturas Elétricas e Mecânicas – 1,91%; Abastecimento de Água – 1,41%; e o Planeamento e Urbanismo – 1,06%.
De acordo com o Município, o objetivo é trabalhar por um Melgaço mais competitivo e mais atrativo para todos.
Manoel Batista referiu que “a gestão autárquica é marcada pela necessidade de decidir e fazer escolhas, de alocar os recursos disponíveis às prioridades identificadas, suportadas por um plano de ação, sempre assente numa estratégia clara e democraticamente legitimada pelo povo e com rigor, exigência e controlo, atributos que consideramos essenciais para efetuar uma boa gestão orçamental”.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.