Logo
Regional

Melgaço abre concurso para reabilitar convento de Paderne

6 Maio, 2025 | 18:24
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Melgaço lançou na segunda-feira um concurso público para reabilitar o interior do Convento de São Salvador de Paderne por pelo menos 1,35 milhões de euros.

O anúncio, publicado no Diário da República, estipula o prazo de execução de um ano para a “Reabilitação, Conservação e Valorização do interior da Igreja do Convento de São Salvador de Paderne”, em Melgaço.

A igreja de Paderne, também conhecida como igreja do Divino Salvador ou ainda igreja do Convento de Paderne, está classificada como monumento nacional desde 23 de junho de 1910.

Em julho de 2023, quando ficou concluída a primeira fase da empreitada, centrada no exterior e relativa ao investimento municipal de um milhão de euros, o presidente da autarquia, Manoel Batista, apontava a necessidade de avançar com intervenções “mais profundas ao nível do interior, de forma a concluir o projeto integral de conservação, restauro e requalificação de todo este património”.

Em comunicado divulgado na ocasião, o município apontava que a segunda fase da obra implicava a conservação e restauro do valor artístico que existe em cada parede, escultura, azulejo, teto policromo e retábulo, para além de novos equipamentos de iluminação, renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico.

A intenção era também implementar um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima lança oficina criativa para crianças no Museu do Brinquedo Português

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.

Internacional 19 Fevereiro, 2026

Governo aprova criação da “Eurocidade do Minho”

O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana aprova cerca de 263 mil euros em apoios para Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença distingue cidadãos, empresas e associações com Medalhas de Mérito Municipal

A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

SinFAP exige proteção e reconhecimento para trabalhadores em ações de socorro

O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.