Logo
Regional

Meios espanhóis desmobilizam e portugueses continuam buscas por pescador de Caminha

10 Abril, 2024 | 15:02
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A patrulha da Armada espanhola hoje envolvida nas buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido em Caminha terminou a operação, ainda sem sucesso, vai ser rendida, a partir das 14:00, pelo Navio da República Portuguesa (NRP) Rio Minho.

Segundo o capitão do porto de Caminha, Vieira Pereira, os meios espanhóis participaram nos trabalhos desde as 07:30, na margem espanhola da foz do rio Minho e, à tarde, a lancha NRP vai patrulhar a margem portuguesa do Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) e a foz.

“O objetivo é descartar a eventualidade do pescador lúdico ter saído da zona onde se suspeita ter desaparecido e que já tenha entrado no rio Minho”, especificou.

Na zona costeira, acrescentou Vieira Pereira, continuam a decorrer patrulhas desde a foz do rio Minho até ao portinho de Vila Praia de Âncora, com recurso aos operacionais da Polícia Marítima de Caminha e aos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

O capitão do porto de Caminha adiantou que, desde terça-feira, que “a agitação marítima tem sido menor, permitindo uma maior incidência junto à linha de água, aproveitando a baixa-mar, que começou cerca das 11:00”.

O “último avistamento” do pescador, na zona costeira entre Vila Praia de Âncora e a praia de Moledo, foi registado pelas 10:00 de segunda-feira.

O facto de a viatura do pescador ter sido encontrada no percurso entre Vila Praia de Âncora e Moledo, a “cerca de 200 metros da linha de costa”, foi “um dos fatores” que levou as autoridades “a concentrar os esforços de busca” naquela área.

A barra do porto de Caminha estava encerrada à navegação na segunda-feira devido às condições meteorológicas e foi aberta na terça-feira, pelas 15:00, acrescentou.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) revelou na terça-feira estar a efetuar buscas por um pescador lúdico, que se encontra desaparecido “depois de alegadamente ter saído para exercer a atividade da pesca lúdica apeada na zona costeira de Moledo, entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, no concelho de Caminha”, distrito de Viana do Castelo.

Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 12:25 estavam envolvidos nas operações de busca 15 operacionais e cinco viaturas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 23 Abril, 2025

Pedro Proença reuniu-se com as Associações Distritais e Regionais de futebol

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, recebeu, na Cidade do Futebol, os representantes das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR).

Regional 23 Abril, 2025

Já estão abertas as matrículas para o pré-escolar e 1.º ciclo

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começaram na terça-feira e terminam no final de maio, sendo as colocações conhecidas a 1 de julho.

Regional 23 Abril, 2025

Empresários do Alto Minho reforçam competências em branding e marketing digital

Viana do Castelo recebeu mais um workshop do projeto Acelerar o Norte, uma iniciativa que visa apoiar empresários e colaboradores na transição digital dos seus negócios. Sob o tema “Começando pelo princípio: a marca”, a sessão decorreu na AP Dona Aninhas e reuniu participantes dos setores do comércio, serviços, restauração e similares.

Música 23 Abril, 2025

Viana do Castelo: SWR Barroselas Metalfest começa hoje

O festival de metal de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, abre hoje a sua 25.ª edição e, até sábado, leva ao Alto Minho nomes da música extrema como Repulsion, Unleashed e Aura Noir.

Nacional 23 Abril, 2025

PJ alerta para nova burla

A Polícia Judiciária (PJ) detetou um novo crime de burla que utiliza a Unidade de Informação Financeira da PJ para o envio de cartas e de documentação falsas, a anunciar alegadas dívidas fiscais, bloqueio de contas bancárias e pedidos de pagamento, com o propósito de burlar os visados.

Nacional 23 Abril, 2025

Quartel do Carmo aberto ao público até a 10 de maio

Com entrada gratuita, a Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu as portas do Quartel do Carmo ao público, de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, com entrada pelo Museu, seguindo depois um percurso por diversos espaços icónicos, tais como o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando, o Corredor Nun' Álvares Pereira e a varanda panorâmica sobre o Rossio.

Regional 23 Abril, 2025

Viana do Castelo: Contornos da Palavra desafia alunos a discutir “Bibliotecas: a ligar épocas e culturas”

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho promovem, de 28 de abril a 9 de maio, os Contornos da Palavra, numa iniciativa que irá abranger 11.100 alunos das escolas do concelho, entre ensino público e privado.