A patrulha da Armada espanhola hoje envolvida nas buscas pelo pescador lúdico de 70 anos desaparecido em Caminha terminou a operação, ainda sem sucesso, vai ser rendida, a partir das 14:00, pelo Navio da República Portuguesa (NRP) Rio Minho.
Segundo o capitão do porto de Caminha, Vieira Pereira, os meios espanhóis participaram nos trabalhos desde as 07:30, na margem espanhola da foz do rio Minho e, à tarde, a lancha NRP vai patrulhar a margem portuguesa do Troço Internacional do Rio Minho (TIRM) e a foz.
“O objetivo é descartar a eventualidade do pescador lúdico ter saído da zona onde se suspeita ter desaparecido e que já tenha entrado no rio Minho”, especificou.
Na zona costeira, acrescentou Vieira Pereira, continuam a decorrer patrulhas desde a foz do rio Minho até ao portinho de Vila Praia de Âncora, com recurso aos operacionais da Polícia Marítima de Caminha e aos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
O capitão do porto de Caminha adiantou que, desde terça-feira, que “a agitação marítima tem sido menor, permitindo uma maior incidência junto à linha de água, aproveitando a baixa-mar, que começou cerca das 11:00”.
O “último avistamento” do pescador, na zona costeira entre Vila Praia de Âncora e a praia de Moledo, foi registado pelas 10:00 de segunda-feira.
O facto de a viatura do pescador ter sido encontrada no percurso entre Vila Praia de Âncora e Moledo, a “cerca de 200 metros da linha de costa”, foi “um dos fatores” que levou as autoridades “a concentrar os esforços de busca” naquela área.
A barra do porto de Caminha estava encerrada à navegação na segunda-feira devido às condições meteorológicas e foi aberta na terça-feira, pelas 15:00, acrescentou.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) revelou na terça-feira estar a efetuar buscas por um pescador lúdico, que se encontra desaparecido “depois de alegadamente ter saído para exercer a atividade da pesca lúdica apeada na zona costeira de Moledo, entre a praia de Moledo e a Capela de Santo Isidoro, no concelho de Caminha”, distrito de Viana do Castelo.
Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 12:25 estavam envolvidos nas operações de busca 15 operacionais e cinco viaturas.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizaram recentemente uma ação interna de sensibilização e contacto com pessoas com deficiência visual, em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
A Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta promove, no próximo dia 23 de novembro, o tradicional “Sarrabulho à Romaria”, um convívio gastronómico que terá lugar no salão de festas do Centro Social de Santa Marta.
A AF Viana do Castelo realizou uma cerimónia de reconhecimento dedicada a clubes, dirigentes e personalidades que têm contribuído de forma exemplar para o crescimento e sucesso do futebol distrital.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Mar, promove entre 8 e 16 de novembro a XI Semana do Mar, iniciativa que assinala o Dia Nacional do Mar e que transforma a cidade num ponto de encontro entre arte, ciência, educação e património marítimo.
Valença associa-se às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo, 9 de novembro, com iniciativas que permitem aos visitantes conhecer de perto a riqueza vínica do concelho.
Ponte de Lima acolhe, de 24 a 28 de novembro, a II Semana da Ciência, uma iniciativa que destaca o talento limiano nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento inclui palestras, mesas-redondas, tertúlias e workshops, dirigidos tanto ao público escolar como à comunidade em geral.
Viana do Castelo será, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o palco do 20º Encontro Internacional das Artes, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Sob o tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”, o evento celebra duas décadas de diálogo entre artistas, públicos e territórios.