No dia 19 de janeiro, realizam-se a JSC 26ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de perto de 5.000 atletas, entre federados ou não-federados, amadores ou profissionais, e que pretendem também homenagear a atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995, nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que Manuela Machado “é uma referência, uma inspiração, uma verdadeira rainha do atletismo”, incentivando todos, particularmente as crianças das escolas vianenses, à prática desportiva (através do projeto municipal “Atletismo nas Escolas”).
Como habitual, a prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Em simultâneo, realiza-se a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário. A caminhada será um percurso de 5 quilómetros, num percurso plano, num convite às famílias e à solidariedade, já que todo o valor das inscrições reverte a favor do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo.
Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 10h30 de domingo, 19 de janeiro.

A mentora e atleta Manuela Machado considerou que a prova tem tido, nos últimos anos, “um crescimento enorme”, afirmando que esta 26ª edição será “a maior meia-maratona de sempre”. “As pessoas voltaram a correr, as provas de estrada têm crescido imenso. Dia 19 de janeiro será uma das maiores festas do desporto de Viana do Castelo”, afirmou a atleta natural de Cardielos.
“Vamos chegar às 5.000 pessoas, entre meia-maratona e caminhada. A caminhada, todos os anos, tem rondado os 600 ou 700 participantes, pelo que esperamos sempre um número superior a esse”, assumiu.
Manuela Machado disse que a cidade Princesa do Lima “vai encher novamente”, destacando os cerca de 900 espanhóis inscritos, realçando-se também o número elevado de brasileiros e franceses, entre muitas outras nacionalidades.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, já confirmou a participação na prova, com o dorsal número 2. Afirmou que as provas desportivas do concelho de Viana do Castelo têm registado aumentos de 10%, em todas as modalidades, nos desportos federados, aumento também verificado no que toca a atletas não federados.

“A Meia Maratona Manuela Machado é a prova de referência no concelho, é uma prova que cada vez mais se sedimenta e nível internacional”, frisou ainda Ricardo Rego.
O levantamento dos dorsais acontece no piso inferior do edifício do Centro Cultural de Viana do Castelo, próximo à partida e chegada da prova, nos seguintes horários: dia 17 (sexta-feira), das 15h00 às 20h00; dia 18 (sábado), das 15h00 às 22h00; dia da prova, das 8h00 às 9h30.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.