No dia 19 de janeiro, realizam-se a JSC 26ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de perto de 5.000 atletas, entre federados ou não-federados, amadores ou profissionais, e que pretendem também homenagear a atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995, nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que Manuela Machado “é uma referência, uma inspiração, uma verdadeira rainha do atletismo”, incentivando todos, particularmente as crianças das escolas vianenses, à prática desportiva (através do projeto municipal “Atletismo nas Escolas”).
Como habitual, a prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Em simultâneo, realiza-se a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário. A caminhada será um percurso de 5 quilómetros, num percurso plano, num convite às famílias e à solidariedade, já que todo o valor das inscrições reverte a favor do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo.
Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 10h30 de domingo, 19 de janeiro.

A mentora e atleta Manuela Machado considerou que a prova tem tido, nos últimos anos, “um crescimento enorme”, afirmando que esta 26ª edição será “a maior meia-maratona de sempre”. “As pessoas voltaram a correr, as provas de estrada têm crescido imenso. Dia 19 de janeiro será uma das maiores festas do desporto de Viana do Castelo”, afirmou a atleta natural de Cardielos.
“Vamos chegar às 5.000 pessoas, entre meia-maratona e caminhada. A caminhada, todos os anos, tem rondado os 600 ou 700 participantes, pelo que esperamos sempre um número superior a esse”, assumiu.
Manuela Machado disse que a cidade Princesa do Lima “vai encher novamente”, destacando os cerca de 900 espanhóis inscritos, realçando-se também o número elevado de brasileiros e franceses, entre muitas outras nacionalidades.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, já confirmou a participação na prova, com o dorsal número 2. Afirmou que as provas desportivas do concelho de Viana do Castelo têm registado aumentos de 10%, em todas as modalidades, nos desportos federados, aumento também verificado no que toca a atletas não federados.

“A Meia Maratona Manuela Machado é a prova de referência no concelho, é uma prova que cada vez mais se sedimenta e nível internacional”, frisou ainda Ricardo Rego.
O levantamento dos dorsais acontece no piso inferior do edifício do Centro Cultural de Viana do Castelo, próximo à partida e chegada da prova, nos seguintes horários: dia 17 (sexta-feira), das 15h00 às 20h00; dia 18 (sábado), das 15h00 às 22h00; dia da prova, das 8h00 às 9h30.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.