No dia 19 de janeiro, realizam-se a JSC 26ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de perto de 5.000 atletas, entre federados ou não-federados, amadores ou profissionais, e que pretendem também homenagear a atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995, nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que Manuela Machado “é uma referência, uma inspiração, uma verdadeira rainha do atletismo”, incentivando todos, particularmente as crianças das escolas vianenses, à prática desportiva (através do projeto municipal “Atletismo nas Escolas”).
Como habitual, a prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). Em simultâneo, realiza-se a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário. A caminhada será um percurso de 5 quilómetros, num percurso plano, num convite às famílias e à solidariedade, já que todo o valor das inscrições reverte a favor do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo.
Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 10h30 de domingo, 19 de janeiro.

A mentora e atleta Manuela Machado considerou que a prova tem tido, nos últimos anos, “um crescimento enorme”, afirmando que esta 26ª edição será “a maior meia-maratona de sempre”. “As pessoas voltaram a correr, as provas de estrada têm crescido imenso. Dia 19 de janeiro será uma das maiores festas do desporto de Viana do Castelo”, afirmou a atleta natural de Cardielos.
“Vamos chegar às 5.000 pessoas, entre meia-maratona e caminhada. A caminhada, todos os anos, tem rondado os 600 ou 700 participantes, pelo que esperamos sempre um número superior a esse”, assumiu.
Manuela Machado disse que a cidade Princesa do Lima “vai encher novamente”, destacando os cerca de 900 espanhóis inscritos, realçando-se também o número elevado de brasileiros e franceses, entre muitas outras nacionalidades.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, já confirmou a participação na prova, com o dorsal número 2. Afirmou que as provas desportivas do concelho de Viana do Castelo têm registado aumentos de 10%, em todas as modalidades, nos desportos federados, aumento também verificado no que toca a atletas não federados.

“A Meia Maratona Manuela Machado é a prova de referência no concelho, é uma prova que cada vez mais se sedimenta e nível internacional”, frisou ainda Ricardo Rego.
O levantamento dos dorsais acontece no piso inferior do edifício do Centro Cultural de Viana do Castelo, próximo à partida e chegada da prova, nos seguintes horários: dia 17 (sexta-feira), das 15h00 às 20h00; dia 18 (sábado), das 15h00 às 22h00; dia da prova, das 8h00 às 9h30.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou mais de 30 operações de Conservação da Natureza e Biodiversidade nas áreas protegidas da região, num investimento total de 27,5 milhões de euros, anunciou a entidade durante a sessão “NORTE 2030 – Conservação da Natureza e Biodiversidade”, realizada em Ponte da Barca.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.