No dia 21 de janeiro, domingo, com partida pelas 10h30, junto da Praça Marques Júnior, realizam-se a JSC 25ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de cerca de 4.000 atletas e que pretendem também prestar homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995.
A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e conta com 40% de inscritos vindos da vizinha Espanha, reunindo ainda participações de diversos países, com destaque para França e Brasil.
Em simultâneo, realiza-se a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário, já que a totalidade do valor das inscrições (2 euros por pessoa) reverte para a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo. A caminhada será um percurso de 5 kms, em plano, num convite às famílias e à solidariedade.
Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, a mentora Manuela Machado disse esperar “poder fazer outras tantas meias-maratonas e daqui a 25 anos atingir o meio século desta prova”. “Os atletas voltaram a correr após uma quebra registada nos últimos anos. As inscrições ainda estão a decorrer, mas contamos já com 3.000 e muitos inscritos confirmados e a caminhada solidária anda sempre nos 800 participantes, por isso vamos bater o recorde da meia-maratona em Viana do Castelo, numa continuação da festa que foi a Cidade Europeia do Desporto 2023”, garantiu a atleta.
Hélio Gomes, Hermano Ferreira, Luís Santos, Mónica Silva, Andreia Cunha e Dulce Félix são alguns dos nomes de peso que já confirmaram a participação na prova vianense. No entanto, para Manuela Machado, mais do que atletas do renome, “o que interessa é a festa e o calor humano”.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, assumiu que o espírito da Cidade Europeia do Desporto “é para continuar em 2024, em 2025 e no futuro”, realçando que esta meia-maratona “é um evento de cariz internacional que atingiu um patamar de excelência e o facto de contar com 40% de espanhóis mostra que a divulgação da prova além-fronteiras tem sido uma aposta bem-sucedida”.
Para a caminhada solidária, as inscrições acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo, sexta-feira das 15h00 às 20h00, sábado das 15h00 às 22h00 e domingo, a partir das 8h00 e até meia-hora antes da partida.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.