No dia 21 de janeiro, domingo, com partida pelas 10h30, junto da Praça Marques Júnior, realizam-se a JSC 25ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de cerca de 4.000 atletas e que pretendem também prestar homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995.
A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e conta com 40% de inscritos vindos da vizinha Espanha, reunindo ainda participações de diversos países, com destaque para França e Brasil.
Em simultâneo, realiza-se a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário, já que a totalidade do valor das inscrições (2 euros por pessoa) reverte para a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo. A caminhada será um percurso de 5 kms, em plano, num convite às famílias e à solidariedade.
Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
Em conferência de imprensa de apresentação do evento, a mentora Manuela Machado disse esperar “poder fazer outras tantas meias-maratonas e daqui a 25 anos atingir o meio século desta prova”. “Os atletas voltaram a correr após uma quebra registada nos últimos anos. As inscrições ainda estão a decorrer, mas contamos já com 3.000 e muitos inscritos confirmados e a caminhada solidária anda sempre nos 800 participantes, por isso vamos bater o recorde da meia-maratona em Viana do Castelo, numa continuação da festa que foi a Cidade Europeia do Desporto 2023”, garantiu a atleta.
Hélio Gomes, Hermano Ferreira, Luís Santos, Mónica Silva, Andreia Cunha e Dulce Félix são alguns dos nomes de peso que já confirmaram a participação na prova vianense. No entanto, para Manuela Machado, mais do que atletas do renome, “o que interessa é a festa e o calor humano”.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, assumiu que o espírito da Cidade Europeia do Desporto “é para continuar em 2024, em 2025 e no futuro”, realçando que esta meia-maratona “é um evento de cariz internacional que atingiu um patamar de excelência e o facto de contar com 40% de espanhóis mostra que a divulgação da prova além-fronteiras tem sido uma aposta bem-sucedida”.
Para a caminhada solidária, as inscrições acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo, sexta-feira das 15h00 às 20h00, sábado das 15h00 às 22h00 e domingo, a partir das 8h00 e até meia-hora antes da partida.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.