No dia 22 de janeiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a XXIV Meia Maratona Manuela Machado – Cidade Europeia do Desporto. A prova, como já é habitual, integra a meia-maratona de 21.097,5 metros e é aberta a todos os atletas federados e não federados, esperando contar com a participação de 4.000 participantes, incluindo cerca de 800 espanhóis já inscritos.
Os desafios começam pelas 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural, e são promovidos pelo Cyclones Atlético Clube, contando com a campeã olímpica Manuela Machado como figura de destaque e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Em conferência de imprensa de apresentação da 24ª Meia Maratona, a campeã assumiu ser uma “responsabilidade acrescida” promover o primeiro evento desportivo após a abertura oficial da Cidade Europeia do Desporto. “Queremos que este seja um evento ao mais alto nível, como a cidade merece e para recebermos bem os participantes”, frisou.
Manuela Machado assegurou que o objetivo passa por realizar “uma festa do desporto, uma festa do atletismo, que vai contar com grandes nomes do atletismo nacional” e que contará até com a presença de um atleta espanhol de 76 anos de idade. Entre os inscritos, encontram-se já atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil.
Já a 22ª Caminhada Solidária será aberta a atletas de ambos os sexos e não terá carácter competitivo, percorrendo uma distância de aproximadamente 5.000 metros. As inscrições para a caminhada e mini-maratona acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, sendo que o valor da inscrição, de 2 euros, reverte na totalidade para as duas instituições do concelho de apoio à causa animal, a Gatos de Ninguém e a associação Resgate e Adoção Viana.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou que “a Manuela é uma marca humana, desportiva e económica pela resiliência e atitude que tem tido ao longo da vida, marcando o atletismo a nível regional e nacional”.
Por isso mesmo, explicou, que durante a prova estará disponível uma exposição que visa recordar e homenagear a medalha de ouro conquistada por Manuela Machado, em 1995, na maratona nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo. A exposição será depois itinerante, visando percorrer as escolas do concelho para explicar aos estudantes vianenses o feito da atleta natural de Cardielos.
Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental esta terça-feira, dia 24 de dezembro, num voo de treino que servirá para desejar um feliz Natal à população. A rota divulgada, prevê que os caças sobrevoem os céus de Viana do Castelo às 12h25.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou que espera lançar em 2027 a empreitada de reconfiguração do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, estimando-se um custo superior a 20 milhões de euros para a obra.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 14ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-2) do Desportivo de Monção no terreno do Cardielelnse.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.