O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela Vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Secundária de Monserrate, contando com a presença de meia centena de alunos.
O autarca vianense referiu que “a Educação é o pilar de uma sociedade como a nossa”, explicando que o projeto “Viana é Tua”, que acabou o périplo pelas escolas secundárias com esta visita a Monserrate, se assumiu como “o momento de ouvir a juventude, de escutar as suas dúvidas e preocupações”, numa “aprendizagem” para todos.
Entre as prioridades que os estudantes gostariam de ver discutidas, destaca-se o Emprego e empreendedorismo, a Habitação, a Cultura, a Saúde e a Coesão Social, o que o autarca considerou um relevante sinal de “consciência social” por parte da juventude.
Recorde-se que, em 2023, o Presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre percorreu todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua”, que tem como slogan “O futuro constrói-se hoje”, pretende reforçar o compromisso do Presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das diversas sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais.
A 10.ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo, com o SC Courense a reforçar a liderança após vencer fora de portas, enquanto Valenciano e AC Caminha seguem a dois pontos.
A 10.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo disputou-se este domingo e trouxe vários duelos carregados de emoção e golos. O Távora e o Neves voltaram a confirmar o seu excelente momento de forma.
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.