Logo
Cultura

Meia centena de artesãos participam na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia

7 Agosto, 2023 | 12:04
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Como já é habitual, o Jardim Público, acolheu este sábado o arranque da Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d'Agonia e a exposição fotográfica "O traje na Romaria", que se prolonga até 22 de agosto.

Com um total de 53 expositores, incluindo artesãos que trabalham ao vivo, a feira preenche um corredor natural de 350 metros no Jardim Marginal de Viana do Castelo, com entrada livre.

Também no Jardim, está patente a exposição fotográfica “O Traje na Romaria” que mostra a importância que o traje tem com a sua aplicação Romaria, dando a conhecer os Trajes, o que estes representam, de onde provêm, assim como, em que momentos estes são usados.

“O traje está presente em todos os quadros da Romaria é uma identidade da festa. Esta é uma exposição que para além de mostrar a beleza dos nossos trajes é didática”, destaca a organização.

A primeira Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia remonta a 1917, na altura organizada pela Cruzada das Mulheres Portuguesas de Viana do Castelo, como a primeira exposição de lavores regionais e tendo conquistado importância como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.

“A feira tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo uma montra viva do artesanato da região e onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação”, explica António Cruz, da VianaFestas, promotora das
Festas da cidade.

Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020, vai continuar disponível na página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.

No edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, funciona como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que decorre de 14 a 22 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outras informações sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri e os cinco finalistas do Concurso “Des_Romaria”, realizado pela primeira vez.

“O Posto de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António Cruz.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Vianense recebe Sanjoanense na luta pela manutenção na Liga 3

A Liga 3 prossegue este fim-de-semana com a realização da 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, bem como da segunda da Fase de Manutenção e Descida.

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.