Como já é habitual, o Jardim Público, acolheu este sábado o arranque da Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d'Agonia e a exposição fotográfica "O traje na Romaria", que se prolonga até 22 de agosto.
Com um total de 53 expositores, incluindo artesãos que trabalham ao vivo, a feira preenche um corredor natural de 350 metros no Jardim Marginal de Viana do Castelo, com entrada livre.
Também no Jardim, está patente a exposição fotográfica “O Traje na Romaria” que mostra a importância que o traje tem com a sua aplicação Romaria, dando a conhecer os Trajes, o que estes representam, de onde provêm, assim como, em que momentos estes são usados.
“O traje está presente em todos os quadros da Romaria é uma identidade da festa. Esta é uma exposição que para além de mostrar a beleza dos nossos trajes é didática”, destaca a organização.
A primeira Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia remonta a 1917, na altura organizada pela Cruzada das Mulheres Portuguesas de Viana do Castelo, como a primeira exposição de lavores regionais e tendo conquistado importância como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
“A feira tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo uma montra viva do artesanato da região e onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação”, explica António Cruz, da VianaFestas, promotora das
Festas da cidade.
Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020, vai continuar disponível na página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.
No edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, funciona como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que decorre de 14 a 22 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outras informações sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri e os cinco finalistas do Concurso “Des_Romaria”, realizado pela primeira vez.
“O Posto de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António Cruz.
O espírito de Natal chegará à Quinta da Quinhas, em Vila Praia de Âncora, no dia 8 de dezembro e toda a comunidade está convidada a desfrutar deste evento.
A empresa “Combustíveis Pombo, Lda”, bomba de combustíveis situada na EN 101, em Mazedo, aderiu ao Cartão Sénior Municipal “Monção P`ra Vida”, proporcionando a todos os titulares do cartão um desconto de 8 cêntimos/litro em todo o tipo de combustível.
O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidas entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, deteve um homem de 60 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Monção.
Na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Destacamento de Trânsito, identificou um homem de 50 anos por falsificação de matrícula, no concelho de Viana do Castelo.
As Comédias do Minho apresentam, este sábado, dia 23, às 11 horas, no Cineteatro, em Vila Nova de Cerveira, a sessão "O Duelo e Outras Histórias", um espetáculo concebido para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias, que aborda temas universais como conflitos, guerras e, sobretudo, a busca pela paz.