Como já é habitual, o Jardim Público, acolheu este sábado o arranque da Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d'Agonia e a exposição fotográfica "O traje na Romaria", que se prolonga até 22 de agosto.
Com um total de 53 expositores, incluindo artesãos que trabalham ao vivo, a feira preenche um corredor natural de 350 metros no Jardim Marginal de Viana do Castelo, com entrada livre.
Também no Jardim, está patente a exposição fotográfica “O Traje na Romaria” que mostra a importância que o traje tem com a sua aplicação Romaria, dando a conhecer os Trajes, o que estes representam, de onde provêm, assim como, em que momentos estes são usados.
“O traje está presente em todos os quadros da Romaria é uma identidade da festa. Esta é uma exposição que para além de mostrar a beleza dos nossos trajes é didática”, destaca a organização.
A primeira Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia remonta a 1917, na altura organizada pela Cruzada das Mulheres Portuguesas de Viana do Castelo, como a primeira exposição de lavores regionais e tendo conquistado importância como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
“A feira tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo uma montra viva do artesanato da região e onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação”, explica António Cruz, da VianaFestas, promotora das
Festas da cidade.
Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020, vai continuar disponível na página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.
No edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, funciona como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que decorre de 14 a 22 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outras informações sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri e os cinco finalistas do Concurso “Des_Romaria”, realizado pela primeira vez.
“O Posto de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António Cruz.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.