A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
A ação foi conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, em colaboração com a polícia sueca, Europol e Eurojust. Foram realizadas 73 buscas domiciliárias em várias zonas do país, incluindo na região.
Segundo a PJ, os suspeitos — na sua maioria de nacionalidade sueca e a residir em Portugal — operavam através de esquemas de “phishing”, tendo como alvo cidadãos suecos, sobretudo idosos com mais de 65 anos. As vítimas eram levadas a fornecer dados de acesso às suas contas bancárias, permitindo a transferência ilícita de fundos para contas em Portugal e outros países.
O grupo utilizava “money mules” – pessoas recrutadas para ceder ou abrir contas bancárias em seu nome – para movimentar e dissipar os montantes roubados, contribuindo assim para o branqueamento de capitais.
Durante a operação, foram apreendidos equipamentos informáticos, documentação, viaturas de alta cilindrada, joias e relógios de luxo, presumivelmente adquiridos com os lucros do esquema fraudulento.
Os detidos já foram presentes ao Ministério Público, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
A PJ considera esta uma das maiores operações dos últimos anos no combate à criminalidade informática e ao cibercrime organizado, sublinhando a importância da cooperação internacional neste tipo de investigações.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.