A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
A ação foi conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, em colaboração com a polícia sueca, Europol e Eurojust. Foram realizadas 73 buscas domiciliárias em várias zonas do país, incluindo na região.
Segundo a PJ, os suspeitos — na sua maioria de nacionalidade sueca e a residir em Portugal — operavam através de esquemas de “phishing”, tendo como alvo cidadãos suecos, sobretudo idosos com mais de 65 anos. As vítimas eram levadas a fornecer dados de acesso às suas contas bancárias, permitindo a transferência ilícita de fundos para contas em Portugal e outros países.
O grupo utilizava “money mules” – pessoas recrutadas para ceder ou abrir contas bancárias em seu nome – para movimentar e dissipar os montantes roubados, contribuindo assim para o branqueamento de capitais.
Durante a operação, foram apreendidos equipamentos informáticos, documentação, viaturas de alta cilindrada, joias e relógios de luxo, presumivelmente adquiridos com os lucros do esquema fraudulento.
Os detidos já foram presentes ao Ministério Público, para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
A PJ considera esta uma das maiores operações dos últimos anos no combate à criminalidade informática e ao cibercrime organizado, sublinhando a importância da cooperação internacional neste tipo de investigações.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.