Na sequência de um acordo entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde, foi assinado um protocolo que visa a formação em Medicina Geral e Familiar (MGF) para médicos clínicos gerais com mais de seis anos de prática nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) de Cabo Verde. Dois dos tutores são da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), no distrito de Viana do Castelo.
Atualmente, os CSP em Cabo Verde são predominantemente assegurados por médicos sem formação específica em MGF, mas com vasta experiência. “Com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde cabo-verdiano, este projeto tem como propósito capacitar esses médicos com as competências necessárias para obterem o título de especialista em MGF”, realçou a ULSAM em nota.
“A formação terá a duração de 24 meses, durante os quais os médicos continuarão a exercer as suas atividades como clínicos gerais, adquirindo gradualmente as competências requeridas para a especialização em MGF sob a orientação de um tutor especializado de Portugal, vinculado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português”, completou.
Rui Nogueira, representante do Ministério da Saúde Português para este projeto formativo, nomeou dez orientadores de formação, dois dos quais são da ULSAM, nomeadamente António Rodrigues e Liliana Marto, que desempenham funções nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova e Tiago de Almeida, respetivamente.
“A ULSAM acolheu este projeto formativo, disponibilizando instalações sempre que necessário, e permitindo que os orientadores designados conciliassem as suas atividades profissionais com estas novas responsabilidades”, lê-se.
Em abril de 2022, na Cidade da Praia, deu-se início a um programa estruturado de formação para 25 médicos de Cabo Verde. Este programa promete desbravar caminho para a melhoria dos cuidados de saúde à população, contribuindo para um Sistema Nacional de Saúde (SNS) mais eficiente, adequado e organizado, bem como para a otimização da articulação entre os diferentes níveis de cuidados, trazendo benefícios significativos tanto em termos de saúde como sociais e económicos.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.