Na sequência de um acordo entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde, foi assinado um protocolo que visa a formação em Medicina Geral e Familiar (MGF) para médicos clínicos gerais com mais de seis anos de prática nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) de Cabo Verde. Dois dos tutores são da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), no distrito de Viana do Castelo.
Atualmente, os CSP em Cabo Verde são predominantemente assegurados por médicos sem formação específica em MGF, mas com vasta experiência. “Com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde cabo-verdiano, este projeto tem como propósito capacitar esses médicos com as competências necessárias para obterem o título de especialista em MGF”, realçou a ULSAM em nota.
“A formação terá a duração de 24 meses, durante os quais os médicos continuarão a exercer as suas atividades como clínicos gerais, adquirindo gradualmente as competências requeridas para a especialização em MGF sob a orientação de um tutor especializado de Portugal, vinculado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português”, completou.
Rui Nogueira, representante do Ministério da Saúde Português para este projeto formativo, nomeou dez orientadores de formação, dois dos quais são da ULSAM, nomeadamente António Rodrigues e Liliana Marto, que desempenham funções nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova e Tiago de Almeida, respetivamente.
“A ULSAM acolheu este projeto formativo, disponibilizando instalações sempre que necessário, e permitindo que os orientadores designados conciliassem as suas atividades profissionais com estas novas responsabilidades”, lê-se.
Em abril de 2022, na Cidade da Praia, deu-se início a um programa estruturado de formação para 25 médicos de Cabo Verde. Este programa promete desbravar caminho para a melhoria dos cuidados de saúde à população, contribuindo para um Sistema Nacional de Saúde (SNS) mais eficiente, adequado e organizado, bem como para a otimização da articulação entre os diferentes níveis de cuidados, trazendo benefícios significativos tanto em termos de saúde como sociais e económicos.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.