Na sequência de um acordo entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde, foi assinado um protocolo que visa a formação em Medicina Geral e Familiar (MGF) para médicos clínicos gerais com mais de seis anos de prática nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) de Cabo Verde. Dois dos tutores são da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), no distrito de Viana do Castelo.
Atualmente, os CSP em Cabo Verde são predominantemente assegurados por médicos sem formação específica em MGF, mas com vasta experiência. “Com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde cabo-verdiano, este projeto tem como propósito capacitar esses médicos com as competências necessárias para obterem o título de especialista em MGF”, realçou a ULSAM em nota.
“A formação terá a duração de 24 meses, durante os quais os médicos continuarão a exercer as suas atividades como clínicos gerais, adquirindo gradualmente as competências requeridas para a especialização em MGF sob a orientação de um tutor especializado de Portugal, vinculado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português”, completou.
Rui Nogueira, representante do Ministério da Saúde Português para este projeto formativo, nomeou dez orientadores de formação, dois dos quais são da ULSAM, nomeadamente António Rodrigues e Liliana Marto, que desempenham funções nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova e Tiago de Almeida, respetivamente.
“A ULSAM acolheu este projeto formativo, disponibilizando instalações sempre que necessário, e permitindo que os orientadores designados conciliassem as suas atividades profissionais com estas novas responsabilidades”, lê-se.
Em abril de 2022, na Cidade da Praia, deu-se início a um programa estruturado de formação para 25 médicos de Cabo Verde. Este programa promete desbravar caminho para a melhoria dos cuidados de saúde à população, contribuindo para um Sistema Nacional de Saúde (SNS) mais eficiente, adequado e organizado, bem como para a otimização da articulação entre os diferentes níveis de cuidados, trazendo benefícios significativos tanto em termos de saúde como sociais e económicos.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.