Na sequência de um acordo entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde, foi assinado um protocolo que visa a formação em Medicina Geral e Familiar (MGF) para médicos clínicos gerais com mais de seis anos de prática nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) de Cabo Verde. Dois dos tutores são da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), no distrito de Viana do Castelo.
Atualmente, os CSP em Cabo Verde são predominantemente assegurados por médicos sem formação específica em MGF, mas com vasta experiência. “Com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde cabo-verdiano, este projeto tem como propósito capacitar esses médicos com as competências necessárias para obterem o título de especialista em MGF”, realçou a ULSAM em nota.
“A formação terá a duração de 24 meses, durante os quais os médicos continuarão a exercer as suas atividades como clínicos gerais, adquirindo gradualmente as competências requeridas para a especialização em MGF sob a orientação de um tutor especializado de Portugal, vinculado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português”, completou.
Rui Nogueira, representante do Ministério da Saúde Português para este projeto formativo, nomeou dez orientadores de formação, dois dos quais são da ULSAM, nomeadamente António Rodrigues e Liliana Marto, que desempenham funções nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova e Tiago de Almeida, respetivamente.
“A ULSAM acolheu este projeto formativo, disponibilizando instalações sempre que necessário, e permitindo que os orientadores designados conciliassem as suas atividades profissionais com estas novas responsabilidades”, lê-se.
Em abril de 2022, na Cidade da Praia, deu-se início a um programa estruturado de formação para 25 médicos de Cabo Verde. Este programa promete desbravar caminho para a melhoria dos cuidados de saúde à população, contribuindo para um Sistema Nacional de Saúde (SNS) mais eficiente, adequado e organizado, bem como para a otimização da articulação entre os diferentes níveis de cuidados, trazendo benefícios significativos tanto em termos de saúde como sociais e económicos.
O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.
O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.