Na sequência de um acordo entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde, foi assinado um protocolo que visa a formação em Medicina Geral e Familiar (MGF) para médicos clínicos gerais com mais de seis anos de prática nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) de Cabo Verde. Dois dos tutores são da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), no distrito de Viana do Castelo.
Atualmente, os CSP em Cabo Verde são predominantemente assegurados por médicos sem formação específica em MGF, mas com vasta experiência. “Com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde cabo-verdiano, este projeto tem como propósito capacitar esses médicos com as competências necessárias para obterem o título de especialista em MGF”, realçou a ULSAM em nota.
“A formação terá a duração de 24 meses, durante os quais os médicos continuarão a exercer as suas atividades como clínicos gerais, adquirindo gradualmente as competências requeridas para a especialização em MGF sob a orientação de um tutor especializado de Portugal, vinculado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) português”, completou.
Rui Nogueira, representante do Ministério da Saúde Português para este projeto formativo, nomeou dez orientadores de formação, dois dos quais são da ULSAM, nomeadamente António Rodrigues e Liliana Marto, que desempenham funções nas Unidades de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova e Tiago de Almeida, respetivamente.
“A ULSAM acolheu este projeto formativo, disponibilizando instalações sempre que necessário, e permitindo que os orientadores designados conciliassem as suas atividades profissionais com estas novas responsabilidades”, lê-se.
Em abril de 2022, na Cidade da Praia, deu-se início a um programa estruturado de formação para 25 médicos de Cabo Verde. Este programa promete desbravar caminho para a melhoria dos cuidados de saúde à população, contribuindo para um Sistema Nacional de Saúde (SNS) mais eficiente, adequado e organizado, bem como para a otimização da articulação entre os diferentes níveis de cuidados, trazendo benefícios significativos tanto em termos de saúde como sociais e económicos.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.