O Parlamento da Galiza decidiu, por unanimidade, atribuir a sua Medalha de 2023 à cooperação transfronteiriça entre o NORTE e a Galiza, em concreto à Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal que, como entidade pioneira, tem assumido o determinante papel de representar a lealdade institucional entre as duas regiões e de trilhar novos caminhos no âmbito da cooperação transfronteiriça. O acordo de atribuição da Medalha foi proposto pelo presidente do Parlamento, Miguel Ángel Santalices Viaira.
“O que outrora era uma fronteira zelosamente guardada pelas autoridades dos dois países, converteu-se hoje, graças ao trabalho de uns e de outros, num dinâmico espaço de intercâmbio, colaboração e entendimento”, assinala o acordo da Mesa.
A Medalha será entregue a António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE e atual Presidente de turno da Comunidade de Trabalho da Eurorregião, numa cerimónia que acontecerá a 4 de abril no Pazo del Hórreo, em Santiago de Compostela.
Desde a primeira edição, a Medalha do Parlamento da Galiza é entregue a 6 de abril de cada ano, assinalando o aniversário da promulgação do Estatuto de Autonomia da Galiza. Este ano, a entrega é antecipada para o dia 4 de abril, em virtude da semana santa.
A Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, após diferentes trabalhos prévios, foi constituída em 1991, no Porto. Impulsionada pela Xunta de Galicia e pela CCDR-NORTE, permitiu institucionalizar e intensificar as relações entre as duas regiões com diversas iniciativas transfronteiriças. A Presidência da Comunidade de Trabalho corresponde, alternativamente e com periodicidade bienal, aos presidentes da Xunta de Galicia e da CCDR-NORTE.
A Eurorregião formada pela Galiza e pelo NORTE representa um dos espaços com mais fortes relações sociais, económicas e culturais através das fronteiras, com um grande potencial de oportunidades e desenvolvimento. O território da Eurorregião ocupa uma superfície total de 51 mil quilómetros quadrados e engloba uma população de 6,4 milhões de habitantes.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.