A zona histórica da Valeta, em Arcos de Valdevez, encontrava-se sem água, cerca das 11h00, depois de ter sido inundada, durante a madrugada, pelas águas do rio Vez, disse o vereador da proteção civil municipal.
Olegário Gonçalves adiantou que as cheias naquela zona do concelho de Arcos de Valdevez foram causadas pelas descargas da barragem de Touvedo, no concelho de Ponte da Barca que, “cerca das 06h30, debitava 500 metros cúbicos de água, por segundo”. “Quando a barragem está a debitar muita água e, ao mesmo tempo, chove intensamente em Arcos de Valdevez, o rio Vez recua e provoca inundações na Valeta”, explicou.
Segundo o vereador com o pelouro da proteção civil municipal, os pontilhões (pequenas pontes) de Gondoriz e Rio de Moinhos, continuam cortados à circulação rodoviária.
Olegário Gonçalves referiu que “todos os serviços municipais estão no terreno para desobstruir vias afetadas por dezenas de derrocadas em praticamente todo o concelho”.
A derrocada “mais preocupante” ocorreu num muro situado junto a uma rotunda, na entrada da vila. “Há perigo de desabar mais muro. Os serviços técnicos do município já estão a avaliar a situação”.
Fotografia de João Barros
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.
A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.
A pouco mais de dois meses de Tomada de Posse do novo Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Ricardo Felgueiras, a AFVC deu inicio a uma nova era na comunicação, visibilidade e imagem dos clubes filiados.