A zona histórica da Valeta, em Arcos de Valdevez, encontrava-se sem água, cerca das 11h00, depois de ter sido inundada, durante a madrugada, pelas águas do rio Vez, disse o vereador da proteção civil municipal.
Olegário Gonçalves adiantou que as cheias naquela zona do concelho de Arcos de Valdevez foram causadas pelas descargas da barragem de Touvedo, no concelho de Ponte da Barca que, “cerca das 06h30, debitava 500 metros cúbicos de água, por segundo”. “Quando a barragem está a debitar muita água e, ao mesmo tempo, chove intensamente em Arcos de Valdevez, o rio Vez recua e provoca inundações na Valeta”, explicou.
Segundo o vereador com o pelouro da proteção civil municipal, os pontilhões (pequenas pontes) de Gondoriz e Rio de Moinhos, continuam cortados à circulação rodoviária.
Olegário Gonçalves referiu que “todos os serviços municipais estão no terreno para desobstruir vias afetadas por dezenas de derrocadas em praticamente todo o concelho”.
A derrocada “mais preocupante” ocorreu num muro situado junto a uma rotunda, na entrada da vila. “Há perigo de desabar mais muro. Os serviços técnicos do município já estão a avaliar a situação”.
Fotografia de João Barros
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.